Sem categoria

Semana da Pátria: mais de duas mil pessoas participam de desfile naval, em Manaus

A ação visa promover a segurança na fronteira entre os três países - foto: divulgação

A ação visa promover a segurança na fronteira entre os três países – foto: divulgação

Em aproximadamente 11 minutos, 9 navios da Marinha do Brasil e dos comandos navais da Colômbia e do Peru, chamaram atenção dos banhistas na Ponta Negra, Zona Oeste, durante desfile naval em comemoração a Semana da Pátria.

Além das homenagens ao feriado de 5 de setembro, que marca a elevação do Amazonas à Categoria de Província, o desfile reuniu representantes dos países vizinhos (Colômbia e Peru), que comemoraram 41 anos de parceria pela operação “Bracolper Naval”.

A ação visa promover a segurança na fronteira entre os três países. “Esta é uma data importante para o Amazonas e para o Brasil, em comemoração a Semana da Pátria. Também reafirmamos os laços de amizades com a Colômbia e o Peru, que são nações amigas”, disse o comandante do 9º Distrito Naval, o vice-almirante Wagner Lopes Zamith.

O primeiro navio a desfilar foi o brasileiro Pedro Teixeira, lançado ao mar em 1972 no Rio de Janeiro. Todos os navios apresentados são utilizados nas patrulhas nos rios, fiscalizando o contrabando de madeira, o tráfico de drogas e prestando assistência médico-hospitalar aos ribeirinhos.

Além dos navios de guerra, 22 músicos da banda da marinha animaram o público espalhado pela orla. Aproximadamente 2 mil pessoas, acompanharam o desfile.

Por Ive Rylo

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir