Esportes

Seleção masculina de futebol estreia na Rio 2016 com jogo em Brasília

O Estádio Mané Garrincha vai receber as seleções brasileira e da África do Sul – foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr

O Estádio Mané Garrincha vai receber as seleções brasileira e da África do Sul – foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr

Brasília sedia nesta quinta-feira (4) os primeiros jogos do futebol masculino dos Jogos Olímpicos Rio 2016. A capital federal terá esquema especial de trânsito e interdição de vias, mas algumas atividades vão funcionar normalmente, mesmo com a estreia da seleção brasileira diante da África do Sul no Estádio Mané Garrincha.

O público que desejar acompanhar a partida do Brasil e também o jogo entre o Iraque e a Dinamarca vai precisar ficar atento às mudanças e sinalizações das vias. As ruas principais de acesso ao estádio estarão bloqueadas, inclusive as seis faixas do lado norte do Eixo Monumental, avenida que corta a cidade entre as asas Sul e Norte e dá acesso à Esplanada dos Ministérios.

Entre a Rodoviária do Plano Piloto e o Palácio do Buriti, sede do Governo do Distrito Federal, o acesso de carros na chamada N1, do Eixo Monumental, ficará bloqueado. Na S1, três faixas estarão interditadas desde as 7h. As demais serão utilizadas por ônibus especiais que farão o trajeto até menos de um quilômetro do estádio.

Em três locais diferentes, os motoristas poderão estacionar seus carros e embarcar no transporte público: os estacionamentos de 1 a 12 do Parque da Cidade, a plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto e o estacionamento do depósito do Departamento de Trânsito (Detran-DF), sendo que este último estará disponível apenas para pessoas com mobilidade reduzida. O estacionamento 12 do parque vai ficar disponível a pessoas com deficiência.

Diferentemente da Copa do Mundo de 2014, quando o transporte que saía dos estacionamentos era gratuito, a tarifa das três linhas de ônibus custará R$ 2,25. Com intervalo de no mínimo cinco e no máximo 15 minutos, as viagens ocorrerão desde as 10h até as 20h de hoje, cumprindo a determinação de funcionar três horas antes e duas horas depois das partidas.

Quem se dirigir às proximidades do Mané Garrincha de bicicleta poderá procurar estações de paraciclo localizadas próximo à Funarte, entre a Torre de TV e o Centro de Convenções, a 500 metros da arena. De acordo com a Secretaria de Mobilidade do DF, o local vai contar com a segurança de policiais militares. Já os taxistas terão acesso ao estacionamento do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, que fica do lado do estádio.

Apesar de estarem em greve, os funcionários do metrô vão trabalhar normalmente, das 6h às 23h30, nos dias dos jogos de futebol em Brasília, cumprindo determinação do Tribunal Superior do Trabalho. Em algumas datas, inclusive, o funcionamento será estendido até a 1h do dia seguinte devido aos horários dos jogos.

Para evitar problemas de congestionamento, os órgãos públicos distritais que funcionam próximo ao estádio não terão expediente quando houver partidas na capital. É o caso do complexo do Palácio do Buriti, da sede da Procuradoria-Geral do Distrito Federal, da sede da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan) e da sede da Agência de Desenvolvimento (Terracap).

Os servidores públicos federais não terão ponto facultativo e, com isso, as atividades do Poder Executivo na Esplanada dos Ministérios vão funcionar normalmente. A Câmara dos Deputados decretou que o expediente irá até as 13h desta quinta-feira em razão do jogo da seleção.

O Senado não concedeu folga aos servidores. De manhã, os integrantes da Comissão do Impeachment votam o relatório do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), que deu voto favorável ao impeachment da presidenta Dilma Rousseff por crime de responsabilidade.

A cidade, que receberá dez partidas de futebol, inclusive duas quartas-de-final, terá restrições no espaço aéreo, nas proximidades do palco. A disputa entre o Iraque e a Dinamarca está marcada para as 13h, e a a Seleção Brasileira de Futebol enfrenta os sul-africanos às 16h. Hoje também é dia da estreia nos demais grupos da competição, com partidas na Arena da Amazônia, no Estádio Olímpico (Engenhão, no Rio), e na Arena Fonte Nova, em Salvador.

A Seleção Brasileira entra em campo em busca do inédito ouro na Olimpíada. Nessa quarta-feira, pelo futebol feminino, o Brasil foi superior à China e venceu por 3 a 0 a partida no Engenhão.
Por Agência Brasil

 

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir