Esportes

Seleção feminina fica fora do pódio pela 1ª vez em 16 anos

A seleção brasileira feminina de basquete terminou o Pan de Toronto fora do pódio. Nesta segunda-feira (20), foi superada por Cuba por 66 a 62 e fechou sua campanha no evento na quarta posição.

É a primeira vez desde a edição de Winnipeg-1999 que o Brasil fica sem medalha em um Pan. Há 16 anos, o time nacional também havia sido quarto colocado. Em 64 anos de Pan, esta é apenas a quarta vez que fica fora da premiação (as outras em Cidade do México-1975 e San Juan-1979).

A última vez que a seleção conquistou um ouro no evento foi em Havana-1991, com um time que tinha como destaques Hortência e Magic Paula, e que ficou marcado por receber as medalhas de Fidel Castro, presente na decisão.

Nesta segunda-feira, a equipe comandada por Luiz Augusto Zanon pagou pelos próprios erros. Venceu o primeiro quarto por 16 a 14, mas foi para o intervalo atrás (37 a 32).

No terceiro quarto, esboçou reação e diminuiu a vantagem cubana para um ponto. Mas, no período decisivo, voltou a cometer muitas falhas e viu as adversárias triunfarem.

A cestinha do duelo foi a cubana Ineidis Casanova, com 18 pontos. Outro destaque caribenho foi a pivô Clenia Noblet, ligeiramente acima do peso, com 16. Pelo time verde-e-amarelo, Tainá anotou 16 pontos.

A equipe brasileira fez cinco jogos em Toronto. Ganhou apenas dois (Porto Rico e República Dominicana) e perdeu três (para Estados Unidos, Canadá e Cuba).

O time foi formado, em sua maioria, por atletas que atuam na Liga de Basquete Feminino, principal competição nacional. Ressentiu-se das ausências de suas principais atletas como Érika, Damiris, Nadia e Clarissa, que estão na WNBA.

A seleção voltará à quadra para jogar o Pré-Olímpico de Edmonton, também no Canadá, de 9 a 16 de agosto.

Por Folhapress

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2016 EM TEMPO Online. Todos Os Direitos Reservados.

Subir