Sem categoria

Segundo IBGE, Amazonas registra pior desempenho no setor de serviços

O setor de serviços apresentou retração devido ao fraco desempenho da indústria e do comércio – foto: arquivo EM TEMPO

O setor de serviços apresentou retração devido ao fraco desempenho da indústria e do comércio – foto: arquivo EM TEMPO

No Amazonas, o setor de serviços fechou o mês de maio com uma queda de 8,6%, a maior registrada em comparação a maio do ano passado. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), este foi o resultado apontado pela Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta quinta-feira (16), que apresenta a capital amazonense com o pior índice de todas as capitais brasileiras.

Ainda conforme a pesquisa, esta queda é decorrente desde janeiro de 2012 e tomou maior proporção no início deste ano. O setor de serviços apresentou retração devido ao fraco desempenho da indústria e do comércio.

Segundo o IBGE, a média nacional deste ano é de 1,1%. No acumulado dos últimos 12 meses, o Amazonas ainda apresenta média inferior (1,6%) à média nacional (3,8%).

Além do Amazonas, outros Estados brasileiros também registraram retração no setor de serviços: Maranhão (-4,9%), Espírito Santo (-4,1%), Distrito Federal (-3,3%), Goiás (-3,1%), Sergipe (-2,7%), Acre (-2,6%), Mato Grosso (-2,3%), Rio Grande do Norte (-1,6%), Minas Gerais (-1,1%) e Paraná (-0,6%).

Variações positivas

O setor de serviços registrou, em comparação ao mês anterior, maiores variações positivas nas capitais Rondônia (12,9%), Bahia (6,5%) e Pará (6,4%). As menores variações positivas foram apontadas no Piauí (0,5%), Santa Catarina e Rio de Janeiro (0,3%) e Rio Grande do Sul (0,2%).

Por Equipe EM TEMPO

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2016 EM TEMPO Online. Todos Os Direitos Reservados.

Subir