Concursos

Sefaz realizará concurso para auditor fiscal no Amazonas

Certame deverá ocorrer no início de 2015, e vai preencher 100 vagas de trabalho que estão em aberto na secretaria – foto: EBC

Certame deverá ocorrer no início de 2015, e vai preencher 100 vagas de trabalho que estão em aberto na secretaria – foto: EBC

A cinco dias da abertura da oitava semana do auditor fiscal, a presidente da Associação dos Funcionários Fiscais do Estado do Amazonas (Affeam), Jeroniza Albuquerque, disse que o Estado se prepara para realizar, em 2015, o concurso para auditor fiscal. Ela estimou que a Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz-AM) deverá abrir em torno de 100 vagas para cobrir os postos abertos por aposentadorias e ampliação de quadro de servidores.

O último concurso para função de auditor fiscal no Amazonas foi realizado há oito anos, segundo a presidente da Affeam, e nesse ano o certame não foi realizado por conta do processo eleitoral. Jeroniza disse que atualmente o Estado conta com 336 auditores fiscais e que, apesar dos recordes de arrecadação na receita, o Amazonas perde muito com uma “evasão fiscal incalculável” pela falta de um quadro maior de auditores fiscais.

Poderão se candidatar à função de auditor fiscal os profissionais com bacharelado em direito, contabilidade, estatística, economia, administração e computação.

“Sem o auditor fiscal, o trabalho de arrecadação seria meramente burocrático e a arrecadação seria prejudicada. Ele é hoje o principal mecanismo para fortalecer a receita do Estado”, observou a presidente da Affeam.

Por sua vez, o titular da Sefaz-AM, Afonso Lobo, disse que a pasta estuda um concurso também para a área administrativa e financeira, com uma fórmula que garanta vagas de reserva, a fim de evitar prejuízos com a evasão de servidores após assumir função. Segundo ele, no último concurso para 100 vagas, em pouco tempo 25% dos aprovados deixaram a secretaria depois de passarem em outros concursos. “Hoje chega a 30%. Queremos uma solução de continuidade para evitar problemas na arrecadação e execução orçamentária e financeira”, disse.

Ele observou que, mesmo com o trabalho dos auditores fiscais para a arrecadação estadual, a evasão fiscal sempre existirá. No entanto, ele garante que o Amazonas é um dos Estados  com um dos menores índices de evasão.

“Temos estrutura eletrônica que controla em tempo real a entrada e saída de mercadorias. Além desse controle, estimulamos pelas ferramentas digitais o cumprimento das obrigações por parte dos contribuintes. Cada um tem um domicílio tributário eletrônico no portal da Sefaz com as informações de entrada e saída de mercadoria e débitos tributários”, explicou Lobo.
Para comemorar o Dia do Auditor Fiscal de Tributos Estaduais, em 21 de setembro, a Affeam e o Sindicato dos Funcionários Fiscais do Estado do Amazonas (Sindifisco-AM) realizarão de 15 a 19 de setembro, a oitava Semana do Auditor Fiscal.

Por Emerson Quaresma (Jornal EM TEMPO)

1 Comment

1 Comment

  1. Pingback: SEFAZ AM – Previsão de 100 vagas em 2015! | Exponencial Concursos | Cursos Online para Concursos

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top
error: Content is protected !!