Sem categoria

Secretaria de cultura divulga agenda especial de Natal

No repertório do concerto é possível conferir a obra Magnificat, uma das principais obras vocais de Johan Sabastian Bach - foto: divulgação

No repertório do concerto é possível conferir a obra Magnificat, uma das principais obras vocais de Johan Sabastian Bach – foto: divulgação

Música erudita, popular, teatro e performances agitam a programação cultural da campanha ‘Um Amor de Natal’ nesta semana, uma promoção do Governo do Amazonas  e da Secretaria de Estado de Cultura, Fundo de Promoção Social e patrocínio da Coca-Cola.

Na terça-feira (1), o Coral da Secretaria da Fazenda e da Universidade do Estado do Amazonas fazem uma apresentação especial de canções natalinas, no Largo de São Sebastião, a partir das 18h. Enquanto no Teatro Amazonas, o Coral do Amazonas faz um recital especial de Natal, a partir das 20h, com entrada livre.

No repertório do concerto é possível conferir a obra Magnificat, uma das principais obras vocais de Johan Sabastian Bach. Seu texto consiste do cântico de Maria, mãe de Jesus, tal como descrito pelo evangelista Lucas. Desta forma, árias sacras serão interpretadas pelos solistas Kátia Freitas Thalita Azevedo, Juremir Vieira, Davy Chaves e Mirian Abad.

De acordo com o governador do Amazonas, José Melo, o Natal traz sempre uma mensagem de alegria às famílias e agenda cultural desse período reúne exatamente esse espírito. “É isso que nosso governo quer passar. Mensagem de otimismo, paz e muita tranquilidade”, declarou.

Transmissão

E as novidades não param de acontecer.

Durante a abertura oficial do Natal, no Largo de São Sebastião, no último domingo (29), o secretário de Estado da Cultura, Robério Braga, anunciou a transmissão para todo o Brasil do musical ‘Lágrimas de Brinquedo – O Arauto dos Brinquedos’.

“Antes não conseguíamos a transmissão nacional porque o espetáculo acontecia fora do Teatro Amazonas e estava sujeito a várias intempéries. Agora, como tudo acontecerá dentro do Teatro, fechamos com vários canais, inclusive nacional. Estaremos na TV Cultura, TV A Crítica, TV AmazonSat e Rede Canal Brasil, em vários sistemas”, disse. Os sistemas do Canal Brasil serão parabólica (canal 2), Sky (canal 16), GVT (canal 234), Net (canal 8), Oi TV (canal 20) e Claro (canal 124).

Outra grande novidade foi o aumento de cinco novas apresentações na Récita de Natal ao público. Anteriormente, eram apenas nove récitas. Como se não bastasse, tudo também será transmitido ao público, em tempo real, no Largo de São Sebastião. “Colocaremos cadeiras para o público que quiser e não puder entrar no Teatro durante nas 13 récitas também acompanhar no Largo”, disse o secretário.

Programação

No mais, esta semana, o Coral Jovem do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro segue com uma cantata especial de Natal, no dia 2, às 18h, no Largo São Sebastião.

Logo mais à noite, a Amazonas Jazz Band se apresenta, no Teatro Amazonas, incluindo clássicos como “Alegria do Natal”, “Glória”, “Noite Feliz”, “Vem, está chegando o Natal” e “Bom Natal” (jingle).

Para iniciar a programação de quinta-feira (3), o palco do Teatro da Instalação recebe dois corais: O Coral Infantil e o Coral Jovem que fará uma releitura das canções do período de Natal com inicio às 19h. E lá, no palco do Teatro Amazonas, a Orquestra Filarmônica faz sua última apresentação da ‘Série Guaraná’ com uma homenagem a Félix Mendelssohn, um dos principais compositores, pianista e maestro alemão do início do período romântico. Foi o autor da conhecida obra ‘Sonho de uma Noite de Verão’ (que inclui a famosa marcha nupcial), a partir das 20h, com ingressos à venda.

A diversão da sexta-feira (4) começa pela Praça Heliodoro Balbi (Praça da Polícia), a partir das 17h30, com a música do trio Avatar. Já, no Largo de São Sebastião, às 18h, o som bem amazonense da cantora Lucinha Cabral anima o começo da noite. Já o Parque Rio Negro recebe o cantor Zeca Torres, a partir das 19h.

Enquanto no Teatro da Instalação, às 19h, há a interpretação dos músicos da Orquestra de Violões do Amazonas, regidos pelo maestro Davi Nunes. Eles apresentam a versão do ‘Concerto de Natal’ que tem parceria com o Coral Infantil do Liceu Claudio Santoro.

Quanto ao sábado, tudo começa com a performance de Dom Carioca e o espetáculo “Atividade Infantil”, da Cia. Língua de Trapo, que fazem a diversão da criançada no Largo de São Sebastião com inicio às 17h. Em seguida, a Amazonas Jazz Band faz sua apresentação. Encerrando a noite no Largo, a Official 80 faz festa para comemorar seus 10 anos de carreira com um show de retrospectiva do rock-pop.

No domingão, 6, o Centro Cultural Palácio Rio Negro recebe o recital das Crianças com inicio logo pela manhã, às 11h. A tarde cai e chega o Palhaço da Alegria, no Largo de São Sebastião. Por sua vez, Armando de Paula vai mostrar todo o seu potencial musical, com um show bem dinâmico e alto astral, a partir das 18h

As crianças também têm diversão garantida no Parque Rio Negro, às 18h, com toda a alegria da Cia. de Atores Amattores. E por sua vez, o Palhaço Sabe Tudo faz sua performance de alegria no Parque Senador Jéfferson Péres, às 18h.

Segundo o secretário de Estado de Cultura, Robério Braga, a programação de Natal é uma das mais extensas já produzidas na Capital.  “Nossa equipe está empenhada na campanha “Um Amor de Natal” para levar alegria e muita diversão neste fim de ano em Manaus!”, comentou.

Para mais informações sobre outras ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acesse e o Portal da Cultura www.cultura.am.gov.br

Com informações da assessoria de comunicação

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir