Cultura

SEC lança edital para festival de teatro

Entre os locais que vão abrigar as encenações da 12ª edição do festival está o Teatro Amazonas- foto: Diego Janatã

Entre os locais que vão abrigar as encenações da 12ª edição do festival está o Teatro Amazonas- foto: Diego Janatã

O edital de credenciamento público para atender o 12º Festival de Teatro da Amazônia já está disponível no site www.editaisculturamazonas.com. O prazo para credenciamento, entrega de proposta e documentos vai até o dia 27 de novembro e deve ser feito exclusivamente na sede da Secretaria de Estado da Cultura (SEC). O evento é uma realização do governo do Estado do Amazonas por meio da SEC, em parceria com as entidades artísticas e/ou culturais que tenham o interesse na coprodução do festival.

“A publicação deste edital é a consolidação da democratização da cultura no Amazonas, o que está dentro do nosso Plano de Ação de Cultura que será executado até o final do ano que vem. Todas as classes artísticas têm participação diretamente na realização das ações desenvolvidas pelo governo do Estado”, afirma o governador do Amazonas, José Melo.

De acordo com o edital, o apoio financeiro estadual a ser disponibilizado será de até 60% do valor do projeto, R$ 290 mil. O restante do financiamento será captado pela entidade que for a coprodutora do festival, segundo informa o secretário de Estado da Cultura, Robério Braga.

“O orçamento público estadual está mais enxuto, mas isso não impede que a Secretaria de Estado da Cultura deixe de realizar suas atividades artísticas já consagradas no Amazonas. O governo está comprometido em promover ações culturais que não deixam a desejar aos festivais que já foram realizados anteriormente”, avalia o secretário.

Categorias

Ainda de acordo com a solicitação da Federação de Teatro do Amazonas (Fetam), o festival não será competitivo e vai incluir as categorias “adulto” e “infantojuvenil”. As apresentações serão realizadas no Teatro Amazonas (para espetáculos no formato teatral italiano), Centro Cultural Largo de São Sebastião (para os espetáculos no formato de rua) e Teatro Luiz Cabral (para os demais formatos). A data da mostra será proposta pela entidade credenciada no edital.

Dentre as atribuições da participação da SEC no festival está o oferecimento de serviços de sonorização e iluminação parcial do Teatro Amazonas, projeção, panarias, disponibilização de equipe técnica, receptivo, indicadores e segurança, além de apresentadores e mestres de cerimônia, texto do apresentador e assessoria de imprensa para a divulgação do evento. O governo se propõe ainda a colocar à disposição qualquer outro espaço que pertença à SEC, desde que haja solicitação antecipada por meio de requerimento da entidade interessada.

Experiência

Poderão inscrever-se no edital entidades artísticas e/ou culturais, com ou sem fins lucrativos, legalmente constituídas como pessoas jurídicas com sede no Amazonas e que promovam atividades artísticas e/ou culturais e tenham experiência comprovada na organização e realização de eventos de médio e/ou grande porte.

A documentação exigida no edital (a lista está disponível no site editais.cultura.am.gov.br) deverá ser entregue em um envelope lacrado e identificado no Setor de Protocolo da Secretaria de Estado da Cultura, que fica na avenida Sete de Setembro, nº 1.546, anexo ao Centro Cultural Palácio Rio Negro. O horário de entrega é de segunda a sexta-feira, sempre das 8h às 17h.

Os interessados podem tirar suas dúvidas por meio do e-mail eventos@culturamazonas.com.br. Informações sobre outras ações, projetos e atividades desenvolvidas pela SEC estão disponíveis na rede social facebook.com/culturadoamazonas e no Portal da Cultura (www.cultura.am.gov.br).

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir