Sem categoria

Seap vai instaurar processo para investigar se houve facilitação em fuga de detentos do CDPM

A Seap vai investigar o caso - foto: divulgação/Polícia Militar

A Seap vai investigar o caso – foto: divulgação/Polícia Militar

Após a fuga de 39 detentos do Centro de Detenção Provisório Manaus (CDPM) – localizado no quilômetro 8 da rodovia BR-174, que liga Manaus (AM) a Boa Vista (RR) –  a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informou na tarde desta segunda-feira (2), que  irá instaurar um processo administrativo para apurar se houve facilitação dos agentes penitenciários.

O grupo conseguiu obter fuga por um túnel cavado na cela 5 do pavilhão 5 da unidade, na manhã de hoje. “Acreditamos que a estrutura tenha sido feita recentemente, pois o barro retirado ainda estava molhado. O túnel tem 11 metros, e o pavilhão 5 é o que fica mais próximo da muralha, cerca de 9 metros, o que facilitou a fuga dos internos”, disse o titular da Seap, Pedro Florêncio.

Florêncio ressaltou que esse é o sexto túnel encontrado em unidades neste ano, sendo os 5 primeiros descobertos antes de serem utilizados por qualquer preso do sistema prisional. No CDPM este é o primeiro túnel registrado. “Vale ressaltar que trabalhamos e conseguimos evitar outras fugas anteriormente. Já estamos repassando as informações de todos os fugitivos para o Sistema de Segurança Pública”.

O titular da Seap acompanhou a contagem dos internos do pavilhão 5 junto com o secretário executivo adjunto, major Klinger Paiva e com o coordenador do sistema penitenciário, major Lima Júnior desde às 6h30 no CDPM. Equipes da Seap com o apoio da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) fizeram ronda na unidade e nas redondezas em busca dos foragidos.

Entre os foragidos o secretário destaca como de maior periculosidade: Afonso Celso Caldas Júnior, Antônio Silva de Oliveira; Bruno Lima de Oliveira; Francisco Rodrigues dos Santos (preso da Polícia Federal); Josimar Leite da Conceição; Magaile Ferreira Pereira; Nelson Gaviria Florez e Patrick Pina Teixeira.

Confira o nome dos 39 detentos que conseguiram fugir:

Afonso Celso Caldas Júnior; Alexandre Júnior da Silva; Antônio Silva de Oliveira; Arlisson Andrade da Silva; Bruno Almeida Colares; Bruno Coelho Costa; Bruno Lima de Oliveira; Danilo Oliveira Duarte; Denis Carlos Franco; Deurilei Silva dos Santos – Data de entrada: 27/06/2014Edson Mauro da Silva; Felipe Rodrigues Simões; Francisco Rodrigues dos Santos; Gesse Campos Souza; Gleuson Bernardo Ladislau; Jefferson Medeiros dos Santos; Jhemerson Barroso do Nascimento; Jhonatan Paiva da Costa; Josimar Leite da Conceição; Keylison Araújo Cunha; Magaile Ferreira Pereira; Maike Felipe de Souza; Marcelo Augusto de Freiras Cabral Santos; Marcelo Frederico Laborda Júnior; Márcio Souza Alves; Marildo Batista Vieira Júnior;Murilo Henrique Guimarães de Carvalho; Nelson Gaviria Florez;  Oziel Souza Carlos; Patrick Pina Teixeira; Rick Eric da Silva Lobato; Rodrigo Queiroz Muniz; Ronaldo César da Silva Lobato; Sandro Pereira Torres; Thiago Alves Abrantes; Tom Santos da Paz; Wallace Ferreira Jinkings; Walter de Braga Brasão e Wanderson Fabrício da Silva.

Por equipe EM TEMPO Online e assessoria

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir