Cultura

Samba de raiz: Junior Rodrigues faz show para comemorar Dia das Mães

O cantor e músico amazonense é considerado um dos principais divulgadores do samba produzido na região – foto: divulgação

O cantor e músico amazonense é considerado um dos principais divulgadores do samba produzido na região – foto: divulgação

O cantor e músico amazonense Junior Rodrigues e o grupo Quintal fazem, nesta sexta (8), um show especial em comemoração ao Dia das Mães. O evento ocorre a partir das 19h no espaço Quintal Manaus (avenida Edmundo Soares, 167, bairro Flores, Zona Centro-Sul da cidade).

De acordo com Rodrigues, a música tema da noite é ‘A casa da mãe da gente’, canção feita por ele em parceria com Gilson Nogueira. A música já foi interpretada por Alcione.  “Será uma roda de samba de raiz para as mamães. As primeiras 20 pessoas que chegarem ao Quintal Manaus ganharão um CD com essa música”, disse.

O cantor também terá no repertório sambas autorais como ‘Bolerão severo’, ‘Encontro com a madrugada’ e ‘Divino porre’, eleito o melhor samba da edição 2013 do Exposamba, realizado em São Paulo.

“Vamos interpretar sambas de João Nogueira, Noel Rosa, Cartola, Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz dentre outros. Vamos unir o melhor do samba raiz com uma boa comida. A cozinha será comandada pela turma do Camarão Beer”, adianta.

Junior Rodrigues atua há 26 no meio musical. Ele começou a carreira na escola de samba Reino Unido da Liberdade, convivendo com grandes artistas de Manaus e do Rio de Janeiro.

Gravou o primeiro CD solo em 2008, com composições próprias e em parcerias com compositores amazonenses, intitulado ‘Parti do Alto’, um trocadilho autoexplicativo com o estilo musical.

Comenda de mérito

Rodrigues já dividiu palco com Jorge Aragão, Leci Brandão, Arlindo Cruz, Sombrinha, Royce do Cavaco, Reinaldo, Fundo de Quintal, Alcione, Zeca Pagodinho, Moacyr Luz, Alfredo Del Penho, Ana Costa, Pedro Miranda, Moyseis Marques, Luiza Dionísio, Monarco, entre outros.

Em 2010 o músico recebeu a comenda de grande mérito da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) pelo Incentivo ao Samba de Raiz  em Manaus. Em 2013, lançou o terceiro CD “Todos os Santos”, com participações de Moacyr Luz, Alfredo Del Penho e Sérgio Souto.

O espaço Quintal Manaus é reduto de apreciadores do samba raiz. O local já recebeu artistas de renome nacional como Pedro Miranda, Luis Filipe de Lima, Ana Costa, Luiza Dionisio, Alfredo Del Penho e Moacyr Luz.

Também no Quintal Manaus já foi realizado o ‘Projeto Palacete do Samba’, um circuito entre o Amazonas e o Rio de Janeiro que contava com a apresentação de sambistas daquele Estado, em especial com artistas que se apresentam no tradicional bairro da Lapa, no Rio.

Por Daniel Jordano (Jornal EM TEMPO)

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir