Sem categoria

Saiba quais serviços de saúde irão funcionar no feriado desta sexta-feira

A vítima passará por procedimento cirúrgico para retirada de projétil - Foto: Erlon Rodrigues

Os serviços básicos de saúde vão funcionar em regime de plantão- Foto: Erlon Rodrigues

Em alusão ao feriado da Consciência Negra que ocorre nesta sexta-feira (20), os serviços básicos de saúde e as unidades hospitalares irão funcionar em plantão de 24 horas para atender a população.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), número 192 manterá plantão para atender a população. O plantão será mantido também com a Maternidade Moura Tapajóz, localizada na avenida Brasil, na Compensa, Zona Oeste, que exercerá suas atividades integralmente neste período.

Os demais estabelecimentos municipais de saúde, como as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Policlínicas, que realizam o atendimento ambulatorial, estarão fechadas. O atendimento será retomado normalmente na segunda-feira (23). Susam divulga horário de atendimento das unidades de saúde, no feriado municipal alusivo do Dia da Consciência Negra. Já as unidades de urgência e emergência da rede estadual funcionarão normalmente, em plantão de 24 horas.

Ainda de acordo com a assessoria do órgão a rede de urgência estadual é formada por 09 Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) – para onde devem ser encaminhados, prioritariamente, os casos de urgência de baixa e média complexidade, como crises de hipertensão, pequenos ferimentos e mal-estar súbito –, além de sete Prontos-Socorros.

Para o atendimento às grávidas, de acordo com o secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, a Susam disponibiliza  sete maternidades, que funcionam todos os dias, também em regime de 24 horas. Esta rede conta, ainda, com uma maternidade na rede pública municipal.

Em relação às unidades que atendem com consulta agendada – como é o caso dos serviços ambulatoriais dos Centros de Atenção à Melhor Idade (CAIMIs), Centros de Atenção Integral à Criança (CAICs), Policlínicas e Fundações –, não haverá atendimento na sexta-feira. O funcionamento destes serviços será retomado na segunda-feira (23), às 7h.

As unidades do programa Farmácia Popular, não estarão funcionando na sexta-feira, mas atenderão normalmente no sábado (21), das 8h às 12h. Unidades que estarão funcionando 24h (para atendimento de urgência e emergência), durante o feriado e final de semana:         SPA Alvorada, bairro Alvorada 1, SPA Coroado, bairro Coroado, SPA Zona Sul –  bairro Colônia Oliveira Machado, SPA Danilo Corrêa , bairro Cidade Nova I, SPA Joventina Dias, bairro Compensa III, SPA Eliameme Mady (Galileia) bairro Monte das Oliveiras,  SPA São Raimundo, bairro São Raimundo, SPA José Lins, bairro Redenção, SPA e Maternidade Antônio Aleixo, bairro Col. Antônio Aleixo, UPA Campos Salles, bairro Tarumã. Prontos-Socorros adultos Pronto-Socorro 28 de Agosto, bairro Adrianópolis e Pronto-Socorro Dr. João Lúcio Machado, bairro Coroado. Adulto e infantil  Pronto-Socorro Platão Araújo, bairro Jorge Teixeira e Pronto-Socorro Delphina Aziz, bairro Colônia Terra Nova (área da antiga Expoagro). Pronto- Socorro Infantis da Criança da Zona Leste no bairro Coroado, PS da Criança da Zona Sul, bairro Cachoeirinha, PS da Criança da Zona Oeste, bairro Compensa I e Maternidades Ana Braga, bairro São José 1, Balbina Mestrinho, bairro Praça 14, Nazira Daou , Núcleo 9, bairro Cidade Nova 2, Azilda Marreiro –, Monte das Oliveiras – Galileia 2,  Instituto da Mulher Dona Lindu, bairro Adrianópolis e o Chapot Prevost , bairro Colônia Antônio Aleixo.

Com informações da assessoria de comunicação

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir