Sem categoria

Saiba quais serviços de saúde irão funcionar no feriadão de Carnaval

As unidades de Pronto- Socorro estarão em plantão de 24 horas- Foto: Ione Moreno

As unidades de Pronto- Socorro estarão em plantão de 24 horas- Foto: Ione Moreno

No período do Carnaval, os serviços de atendimento das unidades de saúde das unidades de urgência e emergência da rede estadual funcionarão normalmente, em plantão de 24 horas.

A rede de urgência, conforme explica o secretário estadual de saúde, Pedro Elias de Souza, é formada por nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), para onde devem ser encaminhados, prioritariamente, os casos de urgência de baixa e média complexidade, como crises de hipertensão, pequenos ferimentos e mal-estar súbito. “Além delas, há sete Prontos-Socorros para os casos de maior gravidade”, destacou.

O Serviços de Pronto Atendimento do Alvorada, do Coroado; SPA Zona Sul e também do Colônia Oliveira Machado, além dos SPA Joventina Dias, no bairro Compensa 3, Zona Oeste; SPA Eliameme Mady na avenida Samaúma, Monte das Oliveiras, na Zona Norte; SPA São Raimundo – Praça Ismael Benigno, em São Raimundo; SPA José Lins (Redenção) na rua Maracanã, na Zona Oeste; Pronto-Socorro 28 de Agosto – Rua Recife, Nº 1581, Adrianópolis, na Zona Centro-Sul; Dr. João Lúcio Machado, na alameda Cosme Ferreira, Aleixo, Zona Leste; Platão Araújo na avenida Autaz Mirim, Jorge Teixeira, também na Zona Leste; Delphina Aziz, na avenida Raimundo Vital de Mendonça, Colônia Terra Nova (área da antiga Expoagro), Zona Norte estarão em plantão de 24 horas.

Para o atendimento às grávidas, de acordo com Pedro Elias, as maternidades Ana Braga; Balbina Mestrinho; Nazira Daou; Azilda Marreiro; maternidade Alvorada; Instituto da Mulher Dona Lindu e Chapot Prevost funcionarão todos os dias, também em regime de 24 horas. Esta estrutura conta ainda com a maternidade Moura Tapajós que é municipal.

Em relação às unidades que atendem com consulta agendada – Centros de Atenção à Melhor Idade (CAIMIs), Centros de Atenção Integral à Criança (CAICs) e Policlínicas e Fundações de Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (Susam) informou que estes serviços, em decorrência do ponto facultativo, não estarão funcionando na segunda-feira (8) e na terça-feira de Carnaval (9). O atendimento será retomado a partir das 12h de quarta-feira (10).

Já as unidades do Programa Farmácia Popular estarão funcionando normalmente no sábado (6), das 8h às 12h. Na segunda-feira (8), também haverá atendimento normal nessas unidades, das 8h às 18h. Na terça-feira (9) não haverá expediente e, na quarta-feira (10), o serviço também será a partir das 13h até as 18h.

Na Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), o serviço de coleta de sangue terá o seguinte horário de funcionamento: no sábado (6), o atendimento será das 7h às 18h. Na segunda-feira (8), também das 7h às 18h. Na Quarta-feira de Cinzas (10), das 13h às 18. O serviço de coleta só não estará funcionando no domingo (7) e na terça-feira (9).

Os Pronto Socorro (PS) da Criança da Zona Leste; PS da Criança da Zona Sul na rua Codajás, Cachoeirinha, PS da Criança da Zona Oeste, também estarão em plantão de 24 horas.

O ponto facultativo decretado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto afetará o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), policlínicas, centros de especialidades odontológicas, laboratórios, farmácias gratuitas e centros de atenção psicossocial voltarão com o atendimento normal na próxima quinta-feira (11).

A prefeitura de Manaus irá manter o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), atendendo as chamadas telefônicas de urgência pelo número 192, 24 horas.

Com informações da assessoria de comunicação

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir