Dia a dia

Saiba como vai funcionar o atendimento à saúde em Manaus durante o Réveillon

As unidades de urgência e emergência da rede estadual de saúde funcionarão normalmente, em plantão de 24 horas, no feriado prolongado de Réveillon, que começa nesta quinta-feira (31), véspera de Ano Novo e segue até domingo (3). A informação é da Secretaria Estadual de Saúde (Susam).

A prefeitura também informa que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu – 192) manterá o regime de plantão para atendimento durante o ponto facultativo (31 de dezembro), dia de Ano Novo (1° de dezembro) e fim de semana (2 e 3 de janeiro). O plantão também será mantido na Maternidade Moura Tapajóz, localizada na avenida Brasil, Compensa, Zona Oeste, neste período.

Os demais estabelecimentos municipais de saúde, como as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e policlínicas, que realizam atendimento ambulatorial, suspenderão o funcionamento neste período (de 31 de dezembro a 3 de janeiro), reestabelecendo o atendimento na segunda-feira, 4 de janeiro.

O secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, faz um alerta com relação aos acidentes provocados por excesso de bebida alcoólica. Nesse período do ano, segundo ele, normalmente aumentam os casos do tipo nos hospitais e pronto-socorros públicos.

A rede de urgência da Susam é formada por 09 Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) – para onde devem ser encaminhados, prioritariamente, os casos de urgência de baixa e média complexidade, como crises de hipertensão, pequenos ferimentos e mal-estar súbito –, além de sete Prontos-Socorros.

Para o atendimento às grávidas, a Susam disponibiliza sete maternidades, que funcionam todos os dias, também em regime de 24 horas. Esta rede conta, ainda, com uma maternidade na rede pública municipal, a Moura Tapajoz.

Em relação às unidades que atendem com consulta agendada – como é o caso dos serviços ambulatoriais dos Centros de Atenção à Melhor Idade (CAIMIs), Centros de Atenção Integral à Criança (CAICs), Policlínicas e Fundações –, não haverá atendimento no dia 31 (ponto facultativo) e no feriado (1º), além de sábado e domingo.

As unidades do programa Farmácia Popular não abrirão nos dias 31 e 1º de janeiro. Voltarão a atender o público na segunda – 4 de janeiro, a partir das 8h.

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam) irá funcionar no dia 31 em horário reduzido, das 7h às 12h. Sábado, 2 de janeiro, funcionará normalmente, das 7h30 às 17h. O órgão não funcionará no dia 1º de janeiro.

Com informações das assessorias

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir