Sem categoria

Sábado com chuva e tromba d’água em Manaus

Ocasionado pelo mal tempo, o fenômeno é formado devido à grande quantidade de nuvens de tempestade - foto: divulgação

Ocasionado pelo mal tempo, o fenômeno é formado devido à grande quantidade de nuvens de tempestade – foto: Edicleuton Morais

Após a chuva que atingiu Manaus na manhã deste sábado (2), uma tromba d’água apareceu no rio Negro. O fenômeno foi registrado por   Edicleuto Morais, funcionário do Porto Chibatão, e assustou trabalhadores e pessoas que acompanharam o fenômeno ao longe.

Ocasionado pelo mal tempo, o fenômeno é formado devido à grande quantidade de nuvens de tempestade, costumando durar poucos segundos e ter entre 100 a 600 metros de altura.

O meteorologista Ricardo Espindola explica que as trombas d’água estão associadas a tempestades. “As trombas d’água se formam associadas a tempestades severas produzidas por grandes nuvens, ocasionadas pelo forte aquecimento da superfície, e se inclinam e tocam a superfície. Apenas 1% das nuvens de tempestade originam um tornado ou tromba d’água, o que dificulta sua previsibilidade”, explicou o especialista.

Em 2015, dois fenômenos parecidos foram registrados no Amazonas, um em Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus) e outro no mesmo rio Negro, e é considerado comum por meteorologistas.

Chuvas no fim de semana

A capital amazonense amanheceu com chuva na manhã do primeiro final de semana de 2016 e poderá permanecer até o final deste domingo (3), segundo o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam).

Até as 9h deste sábado, o portal do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou 5.7 milímetros de chuva e rajadas de vento de 7 quilômetros por hora. A temperatura esteve com mínima de 24 ºC e máxima de 32 ºC, e céu parcialmente nublado e chuva e boa parte da cidade. A sensação térmica chegou aos 37ºC e a umidade relativa do ar entre 60 % e 95 %.

Já no domingo, a previsão é de mais chuva e poderá frustrar a expectativa daqueles que planejam aproveitar o primeiro final de semana de janeiro indo para os diversos balneários espalhados pela capital.

A previsão é de pancadas de chuvas durante todo o dia e céu parcialmente nublado, com temperaturas mínima de 25ºC e máximas de até 32 ºC.

Por Stênio Urbano

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir