Sem categoria

Sábado com chuva e tromba d’água em Manaus

Ocasionado pelo mal tempo, o fenômeno é formado devido à grande quantidade de nuvens de tempestade - foto: divulgação

Ocasionado pelo mal tempo, o fenômeno é formado devido à grande quantidade de nuvens de tempestade – foto: Edicleuton Morais

Após a chuva que atingiu Manaus na manhã deste sábado (2), uma tromba d’água apareceu no rio Negro. O fenômeno foi registrado por   Edicleuto Morais, funcionário do Porto Chibatão, e assustou trabalhadores e pessoas que acompanharam o fenômeno ao longe.

Ocasionado pelo mal tempo, o fenômeno é formado devido à grande quantidade de nuvens de tempestade, costumando durar poucos segundos e ter entre 100 a 600 metros de altura.

O meteorologista Ricardo Espindola explica que as trombas d’água estão associadas a tempestades. “As trombas d’água se formam associadas a tempestades severas produzidas por grandes nuvens, ocasionadas pelo forte aquecimento da superfície, e se inclinam e tocam a superfície. Apenas 1% das nuvens de tempestade originam um tornado ou tromba d’água, o que dificulta sua previsibilidade”, explicou o especialista.

Em 2015, dois fenômenos parecidos foram registrados no Amazonas, um em Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus) e outro no mesmo rio Negro, e é considerado comum por meteorologistas.

Chuvas no fim de semana

A capital amazonense amanheceu com chuva na manhã do primeiro final de semana de 2016 e poderá permanecer até o final deste domingo (3), segundo o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam).

Até as 9h deste sábado, o portal do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou 5.7 milímetros de chuva e rajadas de vento de 7 quilômetros por hora. A temperatura esteve com mínima de 24 ºC e máxima de 32 ºC, e céu parcialmente nublado e chuva e boa parte da cidade. A sensação térmica chegou aos 37ºC e a umidade relativa do ar entre 60 % e 95 %.

Já no domingo, a previsão é de mais chuva e poderá frustrar a expectativa daqueles que planejam aproveitar o primeiro final de semana de janeiro indo para os diversos balneários espalhados pela capital.

A previsão é de pancadas de chuvas durante todo o dia e céu parcialmente nublado, com temperaturas mínima de 25ºC e máximas de até 32 ºC.

Por Stênio Urbano

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2016 EM TEMPO Online. Todos Os Direitos Reservados.

Subir