Dia a dia

Roubo de carros é recorde em Manaus, diz pesquisa

De acordo com o secretário de Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes, os dados não condizem com a realidade - foto: Josemar Antunes

De acordo com o secretário de Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes, os dados não condizem com a realidade – foto: Josemar Antunes

Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (7) pela Confederação Nacional de Seguros apontou a capital amazonense como a recordista de roubos de veículos no país no último ano. No Brasil, os dados registrados impressionam, somando o alarmante número de 57 veículos roubados por hora no país. Entretanto, os dados apontados pela pesquisa foram rebatidos pelo secretário de Segurança Pública do Estado, Sérgio Fontes.

Segundo a pesquisa, Manaus foi colocada em primeiro lugar no ranking de roubo e furto de veículos, com aumento de 25,63%, em relação a 2014. Entre as outras capitais que aparecem na pesquisa está Porto Alegre (RS), em segundo lugar, com 24,34%, e Recife (PE), com 11,51%. O Rio de Janeiro aparece em quarto lugar, com um aumento de 5,04%.

Porém, de acordo com o secretário de Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes, os dados não condizem com a realidade. Conforme a SSP, em 2014 foram roubados 2.589 veículos na capital amazonense. Em 2015, foram 2.480, havendo uma diminuição de 4,21%. Em termos de furtos, em 2014, foram 1.838 e, em 2015, foram furtados 1.685, uma diminuição de 8,32% em relação ao ano anterior.

Ainda segundos dados apresentados pelo secretário, em 2014 houve a recuperação de 2.531 veículos, e no ano passado 3.099 carros devolvidos aos seus donos, um índice de 22,42% de veículos recuperados.

“Não sabemos de onde vêm esses dados e nos soam de maneira estranha, pois na verdade houve uma diminuição. Os índices são positivos. Mas existe um problema que nós detectamos. Já no começo de 2014, quando existia roubo de pertences de dentro dos veículos, as pessoas registravam o Boletim de Ocorrência (BO)”, finalizou o secretário.

Por Stênio Urbano

1 Comment

1 Comment

  1. Ronaldo

    8 de janeiro de 2016 at 15:51

    A violência de forma geral aumentou muito no Amazonas, falta de investimentos na área de segurança. Gastaram milhões na Arena da Amazônia, e agora culpam a “crise”´para não fazer investimentos necessários para o estado do Am.

    Cadê o prometido concurso público da Polícia Civil do Amazonas, governador José Melo? Seu quadro funcional está bastante defasado, principalmente os cargos de Investigador e Escrivão de Polícia. CONCURSO JÁ!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir