Dia a dia

Rotatória do Complexo Viário Gilberto Mestrinho recebe primeira camada asfáltica

O processo de fresagem dessas alças deve iniciar essa semana - foto: divulgação

O processo de fresagem dessas alças deve iniciar essa semana – foto: divulgação

A rotatória do Complexo Viário Gilberto Mestrinho, no Coroado, Zona Leste, recebeu na noite do último sábado (8), a primeira camada asfáltica. Os serviços, executados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), ocorrem no período noturno para não prejudicar o trânsito na área.

A primeira camada é a regularizadora, chamada de brinde, conforme o secretário municipal de Infraestrutura, Alexandre Morais. Outra camada asfáltica será aplicada no próximo sábado, dia 15.

A estimativa, de acordo com Morais, é que o trabalho na rotatória seja finalizado em até dez dias. O planejamento inicial da pasta apontava 40 dias de trabalho.

“Durante uma semana as equipes atuaram na fresagem da rotatória retirando o asfalto antigo e que apresentava desnível. Hoje demos início a mais uma etapa e a atuação de mais homens vai agilizar os trabalhos”, reforçou.

A frente de obras na rotatória envolve uma equipe com 30 homens, uma máquina fresadora de asfalto, caçambas, vassoura elétrica, carros-pipas e outros aparelhos pesados.

O recapeamento, de acordo com Morais, terá dez centímetros de espessura, com duas camadas: a primeira revestida com binder e a segunda com Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ). Serão usadas 2.380 toneladas de massa asfáltica para recapear aproximadamente 9.400 m².

As oito pistas que formam o início – aproximadamente 15 metros – do encabeçamento das alças viárias da Rodrigo Otávio, Alameda Cosme Ferreira, André Araújo e Darcy Vargas também serão recapeadas após a finalização dos trabalhos na rotatória. O processo de fresagem dessas alças deve iniciar essa semana.

O secretário explica, ainda, que a recomposição asfáltica faz parte do pacote de ações da prefeitura que vai levar melhorias para os principais corredores viários da cidade. “Realizamos um trabalho semelhante na Rotatória do Mindu em abril. Vias como essas recebem grande fluxo de veículos e o pavimento acaba deteriorado e apresentando ondulações e desníveis. Esse tipo de obra proporciona melhores condições de acesso aos condutores e segurança para os pedestres”, explicou.

Novas vias

De acordo com a Seminf, outras 120 vias também serão recapeadas nos próximos meses pela prefeitura. A primeira etapa das obras contempla 67 corredores viários nas Zonas Lestes, Oeste, Norte e Centro-Sul. Entre eles, as ruas Ramos Ferreira e Leonardo Malcher, no Centro; avenidas Mirra e Hilário Gurjão, no Jorge Teixeira; Tefé e Costa e Silva (antiga Silves), na Cachoeirinha; Presidente Kennedy, no Educandos, e Rodrigo Otávio, no Corado.

Com informações da assessoria de comunicação

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir