Esportes

Rio 2016 divulga trajeto da Tocha em Manaus

Trajeto em azul será realizado por véiculo e o trajeto em vermelho será realizado a pé, com a presença de 200 pessoas já escolhidas - foto: reprodução

Trajeto em azul será realizado por véiculo e o trajeto em vermelho será realizado a pé, com a presença de 200 pessoas já escolhidas – foto: reprodução

O Comitê Rio 2016 divulgou nesta quinta-feira (9) o trajeto completo da tocha olímpica em Manaus. O símbolo olímpico desembarca na capital amazonense no dia 19 deste mês e deve visitar os principais pontos turísticos da cidade, como a Arena da Amazônia Vivaldo Lima, o Paço da Liberdade, o mercado municipal Adolpho Lisboa, o Teatro Amazonas e a ponte Rio Negro.

De acordo com o mapa divulgado pelo site do comitê, o fogo olímpico deve desembarcar em Manaus às 8h30. Meia hora depois, o revezamento inicia em frente ao aeroporto internacional Eduardo Gomes, na avenida Santos Dumont. Às 9h55, pouco depois do viaduto 28 de Março, acontece a primeira pausa. De lá, a Tocha segue pelas avenidas Torquato Tapajós e Constantino Nery, onde para novamente em frente à Ambev, às 10h35.

O revezamento continua até chegar à Arena da Amazônia Vivaldo Lima, às 10h45. Em frente ao maior palco do futebol amazonense haverá uma apresentação com os bois Garantido e Caprichoso como forma de recepção à Tocha em Manaus. Às 11h o trajeto é retomado e segue pela avenida Constantino Nery até o Parque dos Bilhares, onde chega às 11h20 e permanece por 15 minutos.

Às 11h35, ainda na avenida Constantino Nery, o revezamento continua até chegar ao centro da cidade, onde passará pela avenida Leonardo Malcher, ruas Luiz Antony, Governador Vitório e Bernardo Ramos, até chegar ao Paço da Liberdade, na rua Gabriel Salgado. De lá, segue para a avenida Sete de Setembro, retorna a rua Governador Vitório até entrar na rua Tamandaré, onde faz rápida parada às 12h15.

Ainda na Tamandaré, segue até chegar à avenida Floriano Peixoto, onde passará pela frente do porto de Manaus e o prédio da Alfândega. Em seguida, entra nas avenida Marquês de Santa Cruz e Manaus Moderna, às margens do rio Negro. Faz a volta na rua Pedro Botelho e já na rua dos Barés, o revezamento chega ao mercado municipal Adolpho Lisboa.

Ainda no centro da capital, a Tocha volta pelas avenidas Marquês de Santa Cruz e Floriano Peixoto, passa pela rua Leovegildo Coêlho, avenidas Sete de Setembro, Eduardo Ribeiro e rua 10 de Julho, até chegar ao Teatro Amazonas, onde ficará das 12h52 até 13h07. Em seguida, desce até a avenida Getúlio Vargas. No final dela, entra na também avenida Joaquim Nabuco.

Ponta Negra será parada final

Já na parte final do trajeto a pé, a Tocha passará pela rua Silva Ramos, avenidas Joaquim Gonzaga Pinheiro até a Álvaro Maia, onde encerra o revezamento às 13h27. Em seguida, inicia o percurso com veículo, que passará pela avenidas Djalma Batista, Darcy Vargas, onde fará uma pausa de uma hora em um restaurante. Às 14h32 segue pelas as avenidas Efigênio Salles e Cosme Ferreira, até o Uai Shopping.

Às 14h49, o revezamento volta a ser realizado em trajeto a pé. Em sua volta pela Zona Leste de Manaus, a Tocha passará, pelas avenidas Cosme Ferreira, Autaz Mirim, onde faz uma pequena pausa pouco antes do Shopping Cidade Leste, às 15h24. De lá, a chama olímpica passará pela avenida Itaúba, no bairro Jorge Teixeira, terminando às 15h58 no final da mesma.

De carro novamente, a Tocha retorna pelo mesmo caminho até a rotatória do Coroado, onde, ao invés de voltar pela Efigênio Salles, pega a avenida André Araújo, passando pela rua Salvador, avenidas João Valério, São Jorge, do Ipase, Compensa, Brasil, rua Coronel Cyrillo Neves, onde faz uma pausa já próximo a cabeceira da ponte Rio Negro, por volta das 16h49.

Às 17h04, ainda de carro, atravessa a ponte, faz o retorno antes de chegar ao Cacau Pirêra e inicia novo revezamento a pé. Antes de passar pela ponte, faz uma pausa às 17h27 na rodovia Manoel Urbano e volta para Manaus, parando novamente às 18h09, já na avenida Brasil, local de onde segue para a Ponte Negra pela avenida Coronel Teixeira, para encerrar suas atividades por Manaus às 19h20.

 

Por André Tobias

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir