Dia a dia

Revitalização de faixas de pedestres prioriza áreas de escolas

Desde o início do mês de julho, o Manaustrans já implantou cerca de 150 faixas de pedestres em escolas dos bairros da zona Norte, como o Santa Etelvina e Cidade de Deus - foto: divulgação

Desde o início do mês de julho, o Manaustrans já implantou cerca de 150 faixas de pedestres em escolas dos bairros da zona Norte, como o Santa Etelvina e Cidade de Deus – foto: divulgação

A Prefeitura de Manaus está intensificando a implantação e revitalização da sinalização de vias em vários bairros de Manaus. A ação vem sendo executada em duas frentes de trabalho do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) que está priorizando trechos de ruas na frente de escolas e sinalizando vias recentemente recapeadas.

Desde o início do mês de julho, o Manaustrans já implantou cerca de 150 faixas de pedestres em escolas dos bairros da zona Norte, como o Santa Etelvina e Cidade de Deus. Na zona Leste a sinalização foi implantada nos bairros Jorge Teixeira e Ouro Verde.  Ainda no bairro do Coroado, ruas como Santo Antônio, Dom Bosco, Outro Preto e Presidente Médici proporcionam mais segurança ao tráfego e aos pedestres, a partir da implantação de linhas duplas amarelas de divisão de pista e de faixas para travessia.

Diversas ruas da zona Sul também estão recebendo sinalização de trânsito. No bairro do Japiim, uma faixa de pedestre foi revitalizada em frente à Escola Municipal Vicente de Paula, próximo a Feira Coberta. Outra faixa foi pintada na porta da Escola Municipal Amine Daou Lindoso, Rua Aluísio Brasil, bairro de Petrópolis.

A linha amarela dupla contínua, implantada para separar o sentido da via, dando mais segurança ao tráfego de veículos, foi revitalizada na Rua Delfim de Souza, avenida que corta os bairros de Petrópolis e Raiz. Ainda na mesma avenida, em frente à Escola CMEI Prof. Odete de Araújo Puga Barbosa, foi revitalizada a faixa de pedestres.

Também no bairro de Petrópolis, em todo o perímetro da rua Cel. Ferreira de Araújo Rayol, foi implantada uma faixa dupla contínua amarela e uma faixa de pedestres em frente à Escola Estadual Major Silva Coutinho. A faixa amarela também foi revitalizada nas ruas Delfim de Souza, José Florêncio e Alfredo Paes Barreto, bairro de São Francisco.

A segurança para a travessia de pedestres também pode ser constatada na frente do Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima e da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Petrópolis, que receberam faixas de pedestres revitalizadas. Os alunos dos bairros de São Lázaro, Morro da Liberdade, Betânia e Lagoa Verde também estão mais seguros para atravessar na rua, com nova sinalização na frente das escolas.

A estudante Sara Alves, moradora de Petrópolis, acredita que a sinalização vai reduzir o desrespeito dos motoristas aos pedestres. “Queremos atravessar com a certeza de segurança. Acho muito importante que tenha uma faixa de pedestre em bom estado para que os motoristas respeitem quem quer atravessar a rua”, disse.

O diretor presidente do Manaustrans, Paulo Henrique Martins, explicou que as equipes de sinalização aproveitam o período do verão para intensificar os trabalhos. “Nesta frente de sinalização vamos revitalizar cerca de 500 faixas de pedestres na frente de escolas. Ao mesmo tempo, a sinalização está sendo implantada nas vias recuperadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). O ritmo de trabalho é intenso. Seguimos o que recomenda o prefeito Arthur Virgílio Neto, trabalhar unidos para dar mais qualidade de vida para a população”, assegurou.

Com informações da assessoria de comunicação

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir