Sem categoria

Reveillón tem programação gratuita em três locais da capital; mais de 2mil servidores atuarão na segurança

O Plano Tático Integrado de Segurança foi divulgado nesta terça-feira - foto: Márcio Melo

O Plano Tático Integrado de Segurança foi divulgado nesta terça-feira – foto: Márcio Melo

Mais de 2 mil servidores públicos, incluindo Corpo de Bombeiros e funcionários das secretarias de saúde do estado e município, atuarão na operação Réveillon, que deve atrair mais de 150 mil pessoas nos três pontos da capital: Parque Turístico da Ponta Negra, na Zona Oeste; Avenida Itaúba, Jorge Teixeira, Zona Leste e Orla do Amarelinho, na Zona Sul, em que haverá programação gratuita. O maior público deverá se concentrar na Ponta Negra.

Conforme o Plano Tático Integrado de Segurança, divulgado nessa terça-feira (22) pelo secretário de Segurança Pública Sérgio Fontes, 1,05 mil policiais militares farão a segurança nesses três locais. A vigilância começa às 15h do dia 31 e vai até às 5h30 na madrugada do dia 1º de janeiro.

De acordo com o secretário da SSP-AM, Sérgio Fontes, os três locais da cidade escolhidos terão os mesmos moldes de segurança de eventos anteriores para o público. “Esse último grande evento do ano não será diferente dos que já ocorreram. Nós iremos colocar nos esforços para que o público aproveite em paz o divertimento com a sua família e a devoção religiosa. Tudo será monitorado por câmeras e unidades móveis com o acompanhamento em tempo real. Além disso, iremos investir muito na segurança do trânsito para ter um final de ano tranquilo e sem violência”, destacou o secretário Sérgio Fontes.

Uma das novidades da operação deste ano é o apoio da Marinha do Brasil, que fará acompanhamento com equipes no rio Negro, como explicou o coronel Oliveira Filho, coordenador adjunto do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). “Em anos anteriores, já havia uma participação, mas dessa vez a diferença é que atuaremos mais interligados. O papel da Marinha assim como de outros órgãos é fundamental, pois é a instituição responsável pelo trafego aquaviário e que fará buscas e fiscalizações nas orlas da Ponta Negra e Amarelinho’.

O diretor da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Thiago Balbi, informou que o transporte coletivo de Manaus funcionará até às 4h sem interrupção com troca de turno nos três locais de eventos da capital. Para a Ponta Negra, um esquema especial será montado que as moldes de anos anteriores, uma frota de 154 ônibus entre convencionais e articulados atenderão os usuários, além de 16 veículos de apoio atenderão a demanda do Réveillon. As demais zonas terão o atendimento normal com horário estendido durante as festividades.

O comandante da operação na Ponta Negra, major Ubirajara Rosses da Polícia Militar, informou que a segurança será atendida por 450 policiais militares divididos em quatro turmas. Rosses afirmou ainda que uma equipe fará fiscalização na praia para impedir o acesso das pessoas nas águas do rio Negro. O comandante Rosses adiantou também que os religiosos que farão suas oferendas nas proximidades do Tropical Hotel e Clube de Remos terão também serão supervisionadas pela equipe de policiamento.

A operação ‘Réveillon 2016’ será coordenada pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e terá apoio da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Ouvidoria e Corregedoria da SSP, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito de Manaus (Manaustrans), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Secretaria Municipal de Trabalho, Empreendedorismo, Abastecimento, Feiras e Mercados (Semtef), Secretaria de Cultura, Marinha do Brasil e Eletrobras.

Por Josemar Antunes

 

 

 

 

 

 

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2016 EM TEMPO Online. Todos Os Direitos Reservados.

Subir