Dia a dia

Restrição de veículos pesados começa hoje em Manaus

Antes de instalar a determinação, agentes de trânsito orientarão condutores por 15 dias - foto: Raimundo Valentim

Antes de instalar a determinação, agentes de trânsito orientarão condutores por 15 dias – foto: Raimundo Valentim

Após 15 dias de orientação, nesta segunda-feira (20), passa a valer a restrição de circulação para veículos pesados nas avenidas Umberto Calderaro (antiga Paraíba), Mario Ypiranga Monteiro (antiga Recife) e rua Maceió, Zona Centro-Sul de Manaus. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar em veículos com dimensões ou cargas superiores aos limites estabelecidos legalmente ou pela sinalização é infração grave, equivalente a cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de uma multa no valor de R$ 127,69 mil e retenção do veículo.

“O objetivo da prefeitura é proporcionar a melhoria na qualidade de vida da população, do meio ambiente e proporcionar mais fluidez e segurança no trânsito”, acrescentou o diretor-presidente do Manaustrans, Paulo Henrique Martins, destacando que a disciplina na circulação de veículos pesados vai garantir o deslocamento seguro e a continuidade das atividades essenciais da cidade. O trabalho de fiscalização será realizado por agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans).

As zonas de restrição de circulação de veículos pesados são implantadas de forma gradual, com períodos de adaptação para não prejudicar o abastecimento da cidade. Além das três novas vias com restrição, a Prefeitura de Manaus já publicou portarias criando as áreas de restrição no centro da cidade (em 2013) e nas avenidas Constantino Nery e Djalma Batista (em 2014). Essas áreas estão sinalizadas e são fiscalizadas diariamente.

Por Stênio Urbano

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir