Política

Renan diz em gravação que era contra recondução de Janot à PGR

Renan também é investigado pela Operação Zelotes, que apura a suspeita de venda de medidas provisórias - foto: divulgação

Renan também é investigado pela Operação Zelotes, que apura a suspeita de venda de medidas provisórias – foto: divulgação

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse em conversa gravada pelo ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, que era contra a recondução de Rodrigo Janot para o cargo de procurador-geral da República.

Janot, que iniciou em setembro do ano passado um segundo mandato como procurador-geral, já apresentou nove denúncias contra Renan, todas derivadas das investigações da Operação Lava Jato. Renan também é investigado pela Operação Zelotes, que apura a suspeita de venda de medidas provisórias.

A gravação em que ele fala de Janot foi revelada pela TV Globo nesta sexta (27).

Num dos trechos do diálogo, Machado diz a Renan que não há nada contra ele nas investigações. Renan responde que não entende por que virou uma obsessão do procurador-geral da República.

“Machado: Hoje, eu acho que vocês não poderiam ter reconduzido esse b*, não. Aquele cara ali…

Renan: Quem?

Machado: Ter reconduzido o Janot. Tinha que ter comprado uma briga ali.

Renan: Eu tentei… Mas eu estava só.”

Outro lado

A assessoria de Renan contestou a versão que aparece na gravação e disse que o presidente do Senado apoiou a recondução de Janot ao cargo.

Machado fez as gravações para conseguir que seu acordo de delação premiada fosse aceito pelo Supremo Tribunal Federal, o que ocorreu na última quarta (25). Além de Renan, o ex-presidente da Transpetro fez gravações do senador Romero Jucá (PMDB-RR) e do ex-presidente José Sarney.

Jucá foi afastado do ministério de Temer após a Folha de S.Paulo revelar que ele sugeriu que um pacto do novo governo deveria “estancar a sangria” representada pela Lava Jato.

 

Por Agência Brasil

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir