Sem categoria

Rede pública de ensino no Amazonas terá 169 mil vagas para 2016, sendo 33,5 mil novas

O período para transferências começa, na internet, dia 11 de janeiro; Já para novatos terá início dia 17 – foto: divulgação

O período para transferências começa, na internet, dia 11 de janeiro; Já para novatos terá início dia 17 – foto: divulgação

O governo do Estado e a prefeitura de Manaus divulgaram na manhã desta quinta-feira (10) os procedimentos para a aquisição de vagas para a rede pública de ensino em 2016. Ao todo, as secretarias Estadual (Seduc) e Municipal de Educação (Semed) estão disponibilizando 169 mil vagas para os ensinos infantil, fundamental e médio. Sendo que destas, 33.560 são novas vagas, que correspondem à expansão da rede de atendimento à população.

O aumento representa 16,5% da capacidade de atendimento da Seduc e 4,4% da capacidade da Semed, que no total estão aptas as atender 127.228 e 41.983 alunos, respectivamente.

Conforme o titular da Seduc, Rossieli Soares, o aumento na rede estadual fica por conta da inauguração, em 2016, de 24 novas escolas, sendo quatro na capital e 20 no interior.

“Devido à crise econômica no país, há um movimento de muitos pais migrando da rede particular para a rede pública de ensino, à procura de vagas para seus filhos. Por conta disso, tanto a rede estadual quanto da rede municipal estão prevendo um aumento no atendimento”, comentou o secretário.

Informatização
Para facilitar o atendimento, tanto o Estado quanto a prefeitura impulsionaram ainda mais a informatização do atendimento. Por meio do portal www.matriculas.am.gov.br , a população poderá se antecipar ao período de atendimento presencial e solicitar a matrícula com mais comodidade e rapidez.

Conforme a gerente de estatística e pesquisa da Seduc, Silvana Moraes, o período para transferências de alunos que já são da rede pública e desejam trocar de escolas começa, na internet, dia 11 de janeiro e vai ficar disponível para todos os ensinos. Já para os novos alunos o processo, também na internet, terá início dia 17.

“Neste ano, nós estamos facilitando o uso da internet, disponibilizando 24 horas para que os pais tenham a comodidade de, a qualquer momento, solicitar a sua vaga, o que acontece um dia antes do início do atendimento presencial”.

Ainda segundo as secretarias de educação, o atendimento presencial nas 583 escolas do Estado e outras 494 da prefeitura de Manaus será realizado a partir do dia 18 de janeiro, sendo que de 18 a 20 para ensino infantil; de 19 a 22 para ensino fundamental e educação de jovem e adultos de 1º a 5º ano; 20 a 22 para fundamental e EJA do 6º ao 9º ano e 21 a 22 para ensino médio e EJA.

O início das aulas no ano letivo de 2016 está programado para o dia 11 de fevereiro nas escolas da Semed e 15 do mesmo mês nas escolas da Seduc.

Por equipe EM TEMPO Online

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir