Cultura

Rapper Filipe Ret faz show em Manaus no sábado

O MC já dividiu palcos com expoentes da música, como Marcelo D2, Gabriel Pensador, Racionais MCs, MV Bill e segue se apresentando em importantes palcos e festivais como Circo Voador - foto: divulgação

O MC já dividiu palcos com expoentes da música, como Marcelo D2, Gabriel Pensador, Racionais MCs, MV Bill e segue se apresentando em importantes palcos e festivais como Circo Voador – foto: divulgação

Quem está de volta a Manaus para apresentar seu show neste sábado (26), a partir de 22h, no Boteco Premium, localizado na avenida do Turismo, é o carioca Filipe Ret, que está entre os rappers de maior destaque no cenário nacional.

Os amazonenses Jander Manauara, Deejay Carapanã e NoApetite e Real MCs também marcam presença na noite promovida pela JR Produções do Norte. Os ingressos já estão à venda nas lojas Arco Íris e pelo site www.ingresse.com. Considerado um fenômeno nas redes sociais e nos palcos, o MC Filipe Ret vem conquistando uma legião de jovens no Brasil.

Ret tem influências que vão da MPB, que seus pais ouviam em casa, até o funk e o pagode, que embalou boa parte de sua juventude nas ruas do Catete (bairro próximo ao Centro do Rio de Janeiro, citado com frequência em suas letras). Por outro lado, não nega sua admiração pelo rock brasileiro dos anos 1980 e 90 e tem profunda admiração por alguns nomes do rap nacional e internacional, que veio a ter contato ainda na adolescência.

Formado em Comunicação Social, por alguns anos teve que conciliar a música com o escritório, mas essa relação ficava cada vez mais desgastada e, na internet, alternava a publicação de pensamentos em seu blog ‘Máximas Retianas’ com o lançamento de alguns singles. Tempos em que se apresentava de graça nas ruas da Lapa, bairro boêmio do Rio de Janeiro, e participava das tradicionais batalhas de MCs.

Por meio da internet, seus singles correram pelo Brasil. Ret se juntou ao ‘beatmaker’ Henrique “Mãolee” e lançou o projeto DJ + MC intitulado “Numa Margem Distante”, em 2009. As apresentações começaram a ganhar mais frequência no cenário underground; o rapper mais notoriedade; e a ideia de lançarem um selo independente se fortaleceu. Em 2011, junto com seu DJ e outro amigo rapper, Daniel Shadow, Filipe Ret lançou a TuduBom Records.

O MC já dividiu palcos com expoentes da música, como Marcelo D2, Gabriel Pensador, Racionais MCs, MV Bill e segue se apresentando em importantes palcos e festivais como Circo Voador, Fundição Progresso, Virada Cultural Paulista, Metropolitan SP, Via Show, Angar, dentre outros.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir