Dia a dia

Qualidade na produção alimentar é discutida em evento científico a partir deste domingo, em Manaus

A partir deste domingo (21), será realizada em Manaus a sexta edição da Semana de Agroecologia. O evento segue até o dia 27 e tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância de discutir a qualidade da produção de alimentos, mostrando os benefícios ambientais, sociais e nutricionais do consumo de alimentos saudáveis e não contaminados, com enfoque na produção agroecológica.

Organizado por alunos e professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), a semana acadêmica debaterá o tema ‘Agroecologia alimentando o mundo’ com toda programação ofertada de forma gratuita. As inscrições podem ser realizadas no Ifam/ Campus Zona Leste, localizado na avenida Cosme Ferreira, bairro São José.

Programação geral

No dia 21, o evento apresentará a I MostraDoc de Agricultura e Gastronomia seguido de discussão sobre a temática, e acontecerá na sede da Fundação Amazonas Sustentável – FAS, durante a Feira Urbana Alternativa – FUA, das 14 às 16h, com degustação e comercialização de alimentos elaborados com Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs). A comunidade do Lago do Mainã, no bairro do Puraquequara, receberá a MostraDoc no dia 23 das 18h30 às 20h.

A VI Semana de Agroecologia terá programação especial no dia 24, das 8 às 17h, para o projeto “Dia de Campo no Campus”, e receberá os alunos da Escola Estadual Mário Silva D’Almeida, do município de Manacapuru. O projeto é uma iniciativa do Ifam Zona Leste em parceria com a Secretaria Estadual de Educação – SEDUC e a Secretaria Municipal de Educação – SEMED, que visa oferecer aos alunos da rede pública estadual e municipal um dia de práticas agroecológicas no campus, para que futuramente possam ingressar em áreas afins.

Nos dias 25 e 26, das 9 às 17h, ocorrerá no IFAM / Campus Manaus Zona Leste, uma programação aberta ao público com diálogos com representantes dos órgãos públicos, instituições de ensinos, empresariado, organizações de produtores e membros da sociedade civil sobre a propostal da Agroecologia na produção de alimentos saudáveis, potencialmente produtivos de importância econômica, ambiental e social. O evento contará também com degustações de PANCs e diversas oficinas de temas relacionados com a agroecologia. No dia 27, de 8 às 12h os participantes terão a oportunidade de realizar uma visita técnica e conhecer o Sítio PANC do prof. Valdely Kinupp, pesquisador especialista nestas plantas.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir