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BR 319 pode ficar completamente intrafegável

A BR-319 foi inaugurada em 1976[3] durante o regime militar brasileiro, dentro do contexto de colonização da Amazônia. Segundo algumas fontes, a obra foi feita as pressas, sem uma fundação de cascalho sob o asfalto. Alguns anos depois a rodovia se tornou intransponível na prática. Atualmente, em 2015, a rodovia tornou-se trafegável e já conta com linha de ônibus de duas empresas que fazem o trajeto Manaus – Porto Velho e Manaus – Humaitá.

Em 2005, o governo federal anunciou a recuperação da BR-319. As obras começaram em 21 de novembro de 2008, com duas frentes de trabalho partindo dos extremos da rodovia. Modelos desenvolvidos por cientistas demonstram que essas obras, caso não sejam acompanhadas de ações governamentais sem precedentes na Amazônia, levarão ao desmatamento e ocupação desordenada do entorno da rodovia: Desde o seu anúncio, criaram-se dois assentamentos às margens da estrada (Castanho e Tupanã Igapó-Açu).

A recuperação do trecho intermediário da BR-319, entre os quilômetros 250 e 655,7, foi submetida a um Estudo de Impacto Ambiental (EIA) executado pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), e finalizado no início de 2009. A avaliação positiva do EIA pelo IBAMA permitirá a emissão das licenças ambientais para o início das obras. No entanto, devido a diversas inconsistências no estudo, o processo de licenciamento encontra-se paralisado. Um estudo independente realizado pela ONG Conservação Estratégica (Fleck, 2009), lançado no início de 2009, argumenta que esse projeto é economicamente inviável, gerando prejuízos de cerca de 300 milhões de reais para a sociedade brasileira, e acarretará perdas ambientais adicionais de cerca de 1,9 bilhões de reais, nos próximos 25 anos, associadas ao desmatamento induzido pela rodovia, caso não sejam implementadas medidas mitigatórias efetivas de contenção do desmatamento.

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