Mundo

Putin: Rússia está preocupada com avanço da Otan sobre suas fronteiras

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse hoje (23) que tanto a expansão e o avanço da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em direção às fronteiras russas quanto as ações dos Estados Unidos com relação a seus sistemas de escudos antimísseis provocam preocupações legítimas por parte dos russos.

Ao discursar no Clube Valdai de Discussões Internacionais, em Sochi, ele afirmou que a Rússia não está preocupada com o avanço da “democracia” em direção às suas fronteiras, mas com a aproximação da infraestrutura da Otan.

“Será mesmo que somos contra o avanço da democracia em direção às nossas fronteiras? O que vocês entendem por democracia: o avanço da OTAN sobre nossas fronteiras? Isso é democracia? A Otan é um bloco militar. O que nos preocupa não é o avanço da democracia sobre nossas fronteiras,  mas o avanço da infraestrutura militar da Otan sobre nossas fronteiras”, acrescentou Putin, durante a sessão plenária do evento.

“Tudo isso provoca uma legítima preocupação de nossa parte e, sem dúvida, precisa ser avaliado e trabalhado. Apesar de todas as dificuldades, estamos dispostos a isso pelo mesmo problema antigo, o do sistema de defesa antimísseis”, destacou Putin.

O Clube Valdai tem por objetivo promover o diálogo entre a Rússia e a elite intelectual internacional, além de sediar análises científicas independentes e isentas de eventos sociais, políticos e econômicos na Rússia e no resto do mundo.

O fórum deste ano, o 12º encontro anual do Clube, tem como tema “Sociedades entre guerra e paz: superando a lógica de conflito no mundo do amanhã”.

Por Agência Brasil

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir