Sem categoria

PSC cancelado por suspeita de vazamento no conteúdo das provas será realizado apenas em 2016, diz reitora

As provas ocorreriam amanhã (29) - foto: reprodução

As provas ocorreriam amanhã (29) – foto: reprodução

 

Depois de suspeita de vazamento do conteúdo de informações, o Processo Seletivo Contínuo (PSC) acesso 2016, cujas provas seriam realizadas neste domingo (29), foi cancelado e os exames serão aplicado apenas no ano que vem. A informação foi dada pela reitora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), professora Marcia Perales, em coletiva realizada na tarde deste sábado (28).

De acordo com a reitoria da Ufam, o motivo do cancelamento está relacionado com “fortes indícios de vazamento no conteúdo das provas”.

“Para assegurar a lisura e garantir isonomia a todos os candidatos, tomamos esta decisão.  Mais de 67 mil candidatos estão inscritos no PSC. A decisão também afeta mais de 8 mil pessoas entre colaboradores e servidores”, afirmou Perales.

A reitora ainda informou que as medidas cabíveis já estão sendo tomadas. “A Polícia Federal já foi comunicada oficialmente e irá realizar as investigações necessárias para apurar os fatos e punir os responsáveis, através de uma investigação rigorosa dos acontecimentos. Até a conclusão desse importante trabalho, não deveremos conceder informações detalhadas”, disse  a professora.

O estudante Paulo Wilker, de 16 anos, que iria fazer a prova, disse que com o adiamento,  vai ter mais tempo para revisar, mas a mudança na data também pode atrapalhar na concentração. “Isso pode quebrar o foco que eu tinha para fazer a prova, e isso atrapalha um pouco na dedicação, até pelo fato de ter vazado informação, o que deixa uma insegurança, porque quem garante que não vai vazar novamente?  Isso faz com que os outros candidatos tenham essa certa insegurança na hora da prova ”relatou o  estudante.

Marcia também aproveitou para pedir compreensão da sociedade. “Lamentamos profundamente o ocorrido e compreendemos a situação de cada um dos candidatos que se preparam para estas provas. Essa confiança depositada na Ufam está sendo retribuída a partir do momento em que tomamos as providências corretas para garantir a lisura do certame em respeito aos candidatos e a suas famílias, mas também aos mais de oito mil servidores/colaboradores e à sociedade, ” concluiu.

Nova data

A nova data para a realização do PSC ainda não está definida, mas a reitora adiantou que elas devem acontecer nos próximos meses, durante o início do ano de 2016. Segundo Marcia,   organizar o certame requer um trabalho que leva bastante tempo. “Em breve, as informações relativas anova data das provas serão divulgadas no portal da Ufam e através da imprensa”.

Matéria atualizada às 19h45

Por equipe EM TEMPO Online

 

1 Comment

1 Comment

  1. Eduardo

    29 de novembro de 2015 at 07:07

    Caracas eu fiquei meio chateado passei o mês estudando!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir