Cultura

Projetos divulgam artes plásticas e literatura no largo São Sebastião

O visitante que for ao largo tem a oportunidade de apreciar a exposição “Produção Baré”, com curadoria do artista plástico Jandr Reis, que reúne 23 obras de artistas locais - foto: divulgação

O visitante que for ao largo tem a oportunidade de apreciar a exposição “Produção Baré”, com curadoria do artista plástico Jandr Reis, que reúne 23 obras de artistas locais – foto: divulgação

Localizado no Centro de Manaus, o Centro Cultural Largo de São Sebastião é o atual ponto de encontro da população, com arte e literatura, na Galeria Itinerante Manoel Borges e da Biblioteca Volante Elson Farias do Projeto “Mania de Ler”, uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura.

O container da Galeria Itinerante Manoel Borges e a kombi da Biblioteca Volante Elson Farias estão abertos ao público, de segunda a sexta-feira, de 9h às 12h, e de 13h às 16h, no largo São Sebastião, com visitação gratuita.

O visitante que for ao largo tem a oportunidade de apreciar a exposição “Produção Baré”, com curadoria do artista plástico Jandr Reis, que reúne 23 obras de artistas locais, como Manoel Borges, Turenko Beça, Jair Jacqmont, entre outros, que retratam em suas obras o cotidiano caboclo. Mas, para que gosta de um bom livro, cerca de 600 obras, divididas entre literatura infantil, infanto-juvenil e literatura amazonense, estão disponíveis para leitura no local, onde se encontra uma estrutura composta por expositores de livros, mesas e cadeiras.

Em seu acervo, a Biblioteca Volante dispõe ainda de livros infantis em Braille, que promovem a acessibilidade e a inclusão social de crianças e jovens com deficiência visual.

Incentivo

Como parte do Plano de Ação 2015/2016 da Secretaria de Cultura do Amazonas, a Galeria Itinerante Manoel Borges iniciou suas atividades em outubro de 2015, levando para os moradores de vários bairros de Manaus a oportunidade de apreciar, dentro da própria comunidade, uma exposição com obras de arte.

Seguindo o mesmo princípio, desde 2013, as Bibliotecas Volantes do Programa Mania de Ler também percorrem diversos pontos da capital, realizando atividades que promovem o incentivo à leitura, para pessoas de todas as faixas etárias.

Em 2015 os projetos somaram cerca de 10 mil visitantes, de todas as zonas da cidade, em especial dos bairros periféricos de Manaus, onde crianças e jovens puderam ter um primeiro contato com o mundo das artes.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir