Sem categoria

Projeto ‘Transforma’, do COI, chegará em Manaus

Badminton é um dos esportes que serão oferecidos no projeto - foto: divulgação

Badminton é um dos esportes que serão oferecidos no projeto – foto: divulgação

Além de receber o torneio de futebol dos Jogos Olímpicos de 2016, juntamente com outras seis capitais brasileiras, Manaus também será “palco” do Programa de Educação Transforma. O programa – que acontece em parceria entre o Comitê Olímpico Internacional (COI), a Secretaria de Estado da Juventude e Lazer (Sejel) e as federações de esporte – será anunciado nesta quinta-feira (6), às 17h, durante o evento oficial de lançamento do “Ano Olímpico em Manaus”.

Além do Transforma, o programa de voluntariado local também será apresentado durante cerimônia que acontece no Teatro Amazonas, no Centro da cidade. O evento contará com a presença de autoridades políticas e do esporte, como o diretor executivo de Operações do Comitê Organizador Rio 2016, Marco Aurélio Vieira, o vice-presidente do COI, John Coate, e os coordenadores estadual e municipal do COI, Mauro Aufieiro e Bernardo Monteiro de Paula. Além do governador do Estado, José Melo e o prefeito Artur Neto.

Ambos os programas serão implantados em Manaus ainda este ano e se estenderão até o início dos jogos em agosto de 2016. Na cerimônia, também haverá a exibição de um vídeo institucional de Manaus e um jingle da campanha.

De acordo com informações preliminares, que ainda não foram confirmadas pela organização dos Jogos Olímpicos, o ‘Transforma’ pode começar a funcionar em Manaus já no mês de setembro e deve ser realizado duas vezes por mês, tanto na Vila Olímpica, Zona Centro-Oeste, quanto em outros Centros de Convivência da cidade, como o Magdalena Arce Daou, no bairro da Compensa.

O programa incentiva a prática de alguns dos 42 esportes olímpicos e dos 23 paraolímpicos por crianças de escolas públicas. Além de tênis de mesa, atletismo, luta olímpica, basquetebol, o ‘Transforma’ estimula a divulgação e prática de esportes menos conhecidos pelo grande público brasileiro, como o badminton, que é parecido com o tênis, contudo no lugar de uma bola é utilizada uma espécie de peteca, chamada de volante ou birdie. Ele pode ser praticado individual ou em dupla e cada jogador utiliza uma raquete e uma peteca. A modalidade é realizada em quadra ou campo, em formato retangular com 13,4 metros de comprimento por 6,1 de largura.

No Rio de Janeiro, por exemplo, onde o programa foi implantado em dezembro de 2014, não somente crianças, mas pessoas de todas as idades participam de circuitos com diversos esportes olímpicos, entre eles o badminton, atletismo, golfe, hóquei sobre grama, judô, taekwondo, tiro com arco, rúgbi e vôlei de praia. E entre os Paraolímpicos foram atletismo e bocha.

O projeto objetiva a iniciação esportiva de estudantes de Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas em muitas modalidades praticadas nas olimpíadas.

Além da prática, o projeto também oferece material didático com a história, simbologia e valores dos jogos, bem como a sugestões de experimentação esportiva que podem vir a integrar a rotina escolar. O material didático esta disponível no site http://www.rio2016.com/educacao/transforma

Olimpíadas em Manaus

Em 16 de março de 2015, Manaus foi confirmada como uma das seis cidades-sede do torneio de futebol dos Jogos Olímpicos de 2016. A decisão foi divulgada após reunião na sede da Fifa, em Zurique, na Suíça e anunciada no Twitter oficial dos Jogos Olímpicos.

Desta forma, estamos em contagem regressiva para o início dos 58 jogos de futebol que serão disputados de 3 a 20 de agosto de 2016, nas seis cidades-sede. Além da Arena Amazônia, em Manaus, também haverá jogos no Mineirão em Belo Horizonte, no Estádio Nacional Mané Garrincha em Brasília, Maracanã e Engenhão no Rio de Janeiro, Arena Fonte Nova em Salvador e Arena Corinthians em São Paulo.

Por Ive Rylo

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2016 EM TEMPO Online. Todos Os Direitos Reservados.

Subir