Dia a dia

Projeto ensina professores sobre o potencial dos ‘rios voadores’ da Amazônia

O projeto Rios Voadores, que colaborou com cientistas brasileiros que pesquisam a participação do vapor de água transpirado pelas árvores da Floresta Amazônica no abastecimento dos recursos hídricos brasileiros, chega a Manaus para capacitar professores da rede pública sobre o tema.

As imensas massas de vapor de água que, levadas por correntes de ar, viajam pelo céu e respondem por boa parte da chuva que cai em outras partes.

Em parceria com as secretarias municipal e estadual de Educação, da Prefeitura de Manaus e governo do Amazonas, as oficinas de capacitação de professores acontecerão nos próximos dias 13 e 14 de maio, no auditório do Centro Educacional de Tempo Integral Gilberto Mestrinho, Educandos e no auditório CETI Áurea Braga, em Compensa, respectivamente.

Inserido desde 2007 no Programa Petrobras Socioambiental, o projeto Rios Voadores começou com ações de pesquisa científica ao coletar amostras de vapor de água em voos realizados acima da floresta amazônica em um pequeno monomotor.

As amostras foram analisadas por cientistas do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA) em Piracicaba-SP, e o projeto também mantém parceria com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC). Atualmente, o projeto se dedica à educação ambiental, trabalhando junto às Secretarias de Educação em vários estados do país para inserir essa temática em sala de aula através da capacitação de professores de ciências e geografia.

Investir na capacitação de professores é um meio de difundir conhecimentos sobre o fenômeno meteorológico rios voadores, a importância da preservação da Floresta Amazônica e sua influência sobre o regime de chuvas local e nacional.

Entre 2014/2015, o Projeto Rios Voadores está promovendo as oficinas de capacitação em várias cidades da Amazônia e do Centro-Oeste com o objetivo de alcançar 500 mil alunos. Além de Manaus, as cidades do Amazonas também inseridas no programa são Coari, Carauari e Tefé. Os professores participantes da oficina se tornarão multiplicadores de conteúdo e informação.

As oficinas em Manaus serão ministradas pelo professor Dr. Caio Augusto Magalhães, sob coordenação direta do aviador e coordenador do Projeto, Gérard Moss.

O que são rios voadores?
Formados por massas de ar carregadas de vapor de água que têm sua origem no Oceano Atlântico, os rios voadores são propelidos pelos ventos continente adentro. Passam por cima de nossas cabeças transportando essa umidade que, após cada chuva na floresta, é transpirada pelas árvores e levada novamente em adiante, chegando até outras regiões do Brasil e da América do Sul.

Estima-se que a quantidade de vapor de água carregado pelas correntes aéreas, verdadeiros rios que voam, seja igual ou até maior que a vazão do próprio rio Amazonas, o maior do mundo.

Com informações da assessoria

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir