Dia a dia

Projeto da prefeitura propõe mais segurança para ciclistas

A iniciativa faz parte da programação local da Semana Nacional do Trânsito – foto: divulgação/Manaustrans

A iniciativa faz parte da programação local da Semana Nacional do Trânsito – foto: divulgação/Manaustrans

Campanhas de informação sobre ciclismo; blitz educativas para garantir a circulação segura entre ciclistas e motoristas e a implantação de sinalização em vias com ciclorrota. As propostas fazem parte do projeto Bike Manaus apresentado pela prefeitura de Manaus na noite desta segunda-feira (22), no Centro de Convenções Vasco Vasques, na Avenida Constantino Nery.

A iniciativa, lançada com a presença de aproximadamente 300 ciclistas no Dia Mundial sem Carro, faz parte da programação local da Semana Nacional do Trânsito.
O projeto Bike Manaus é coordenado pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans).

“O Bike Manaus agrega ações que possibilitam a disseminação de informações sobre o uso da bicicleta como meio de transporte viável para a mobilidade urbana, além de contribuir para a melhoria do meio ambiente e a promoção da inclusão social”, informou o diretor presidente do Manaustrans, Paulo Henrique Martins.

Como destaque do evento, o diretor presidente apresentou a proposta da primeira ciclorrota de Manaus, com itinerário que sai da avenida das Torres e vai até o Parque do Mindu. A sugestão ainda está em análise pela diretoria de engenharia do Manaustrans e por representantes de grupos de ciclistas.

Em outro momento do lançamento, a radialista Fátima Santágata leu uma carta para enfatizar o interesse dos ciclistas pela concretização das medidas anunciadas. “Desejamos sucesso na implantação de um sistema cicloviário, partindo de uma abordagem ambiental que considere a transversalidade, com a união de diversas secretarias; a sustentabilidade, com programa voltado para a qualidade de vida e o controle social, com a participação de toda a sociedade”, enfatizou.

As ciclorrotas são trechos com sinalização específica para indicar o uso compartilhado da via entre ciclistas e motoristas de outros veículos. As vias possuem placas de advertência (fundo amarelo), educativa (fundo branco) e indicativa (fundo verde).

Com informações da assessoria

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Subir