Cultura

Projeto ‘Brincadeira Cantada’  será realizado no Espaço Conviver

O projeto “Brincadeira Cantada” estreia nesta quarta-feira (20) com a proposta de estimular a musicalidade em crianças de 2 a 6 anos por meio da percepção musical - foto: divulgação

O projeto “Brincadeira Cantada” estreia nesta quarta-feira (20) com a proposta de estimular a musicalidade em crianças de 2 a 6 anos por meio da percepção musical – foto: divulgação

Parceria entre a administradora do Espaço Conviver, Katya Medeiros, a atriz Wanessa Amador e o músico Adonai Chacon, o projeto “Brincadeira Cantada” estreia nesta quarta-feira (20) com a proposta de estimular a musicalidade em crianças de 2 a 6 anos por meio da percepção musical. A iniciativa será orientada em duas turmas – de 2 a 3 anos, das 8h40 às 9h30, e de 4 a 6 anos, das 10h às 10h50 –, no Espaço Conviver (rua Natal, 601, Adrianópolis). Para a inauguração do projeto, o acesso é gratuito.

Adonai Chacon esclarece que não se trata de uma aula de música. “Não vamos ensinar teoria. É uma brincadeira e não uma aula. A ideia do projeto é estimular nas crianças, com a presença e a participação de seus pais, a percepção musical, mas de uma forma bastante lúdica”, explica o músico.

Wanessa Amador comenta que o Espaço Conviver promove diversas atividades para o fortalecimento do vínculo entre mãe e filho. “Busca-se estimular o desenvolvimento infantil por meio de brincadeiras livres que têm um objetivo, para que as crianças saiam com algum aspecto de sua formação fortalecido”, observa a atriz, que faz parte da Cia. Amattores.

Descontraído

A descoberta de sons por meio de objetos variados será proporcionada durante o evento de acordo com o ritmo de aprendizado de cada criança. Chacon destaca que a proposta é deixar o evento descontraído.

“É para cantar e brincar junto. São brincadeiras dirigidas para estimular as crianças a bater palmas, bater o pé, correr, pular, ouvir”, adianta. “As atividades são dirigidas para estimular o corpo e as percepções sensoriais”. No caso da primeira turma, para bebês, o artista observa que os pais também vão ajudar nas brincadeiras, e a diversão não será deixada de lado.

O músico Adonai Chacon, que tem 15 anos de carreira, toca violão e guitarra e revela que a percepção musical durante a “Brincadeira Cantada” será estimulada ainda pelo uso de instrumentos como pandeiro, percussão, chocalho e xilofone e objetos como bola. Os pequenos poderão se divertir também fabricando seus próprios instrumentos a partir de latinhas e fita adesiva, por exemplo.

“O improviso faz parte do projeto, mas tudo que vamos apresentar tem como propósito estimular o vínculo entre filhos e pais e o lado psicomotor da criança”, diz Chacon.

Na estreia do projeto, amanhã, o acesso ao “Brincadeira Cantada” será gratuito. A partir de maio, a atividade vai ser realizada sempre às quartas-feiras pela manhã, em duas turmas. Informações sobre o valor da atividade podem ser solicitadas pelos telefones 3345-5005 e 98114-7343.

Por Luiz Otavio Martins

1 Comment

1 Comment

  1. Yuri

    21 de abril de 2016 at 22:18

    Ótimo projeto boa iniciativa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir