Dia a dia

Programa Transforma será lançado em 50 escolas estaduais de Manaus, na próxima segunda

O Transforma é um projeto do Comitê Rio 2016 e está sendo implantado em Manaus em parceria com o Governo do Estado - foto: divulgação

O Transforma é um projeto do Comitê Rio 2016 e está sendo implantado em Manaus em parceria com o Governo do Estado – foto: divulgação

O Comitê Organizador do Torneio de Futebol Olímpico Manaus 2016, lança na próxima segunda-feira, (4), a partir das 9h, o Programa Transforma em 50 escolas estaduais de Manaus. Criado pelo Comitê Rio 2016, o projeto introduz valores e esportes olímpicos e paralímpicos nas escolas. O lançamento será feito no auditório do Centro Educacional de Tempo Integral (CETI) Áurea Nascimento Braga, no bairro Compensa 2, zona Oeste de Manaus.

Segundo o coordenador do Comitê Manaus 2016, Mário Aufiero, foram contempladas unidades de ensino de todas as zonas geográficas de Manaus, nas quais professores de educação física e coordenadores pedagógicos passaram por treinamento para serem multiplicadores junto aos estudantes. “Esse é o principal legado dos Jogos Olímpicos: levar o espírito e os valores olímpicos para o cotidiano das nossas crianças e jovens. Através do Transforma, eles terão o aprendizado de modalidades olímpicas pouco conhecidas como o goalball e o badminton, por exemplo, e podem se interessar por esses esportes, podendo até se tornarem grandes talentos no futuro”, afirmou.

O Transforma é um projeto do Comitê Rio 2016 e está sendo implantado em Manaus em parceria com o Governo do Estado, por meio da Seduc, sob a coordenação do Comitê Manaus 2016.

Treinamento

Em setembro, foi realizado o treinamento presencial para professores de educação física e coordenadores pedagógicos que irão atuar no projeto em Manaus. Também foram oferecidos, gratuitamente, materiais didáticos, cursos de formação, capacitações esportivas, desafios escolares e sugestões de conteúdo para aulas.

Além disso, foi disponibilizado ainda o treinamento virtual para as escolas do interior do Estado que quisessem aderir ao programa, por meio de uma plataforma de ensino à distância do Ministério da Educação (MEC). Cada público contou com uma formação com conteúdo específico de acordo com a atuação dentro das escolas. O público-alvo foram coordenadores pedagógicos, professores de educação física e tutores de agentes jovens.

Programa

Lançado em 2014, o Transforma já impacta mais de 2,5 mil instituições públicas e privadas do Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus, Brasília e Minas Gerais, com mais de um milhão de alunos envolvidos direta ou indiretamente. No Rio, o Transforma já integra o sistema de políticas públicas da cidade.

Festival

Além das atividades que irão iniciar nas escolas, o Comitê Manaus 2016 já realiza os Festivais Transforma, em parceria com as federações esportivas, Seduc, Sejel, Secretaria Municipal de Esportes (Semjel) e Secretaria Estadual da Pessoa com Deficiência (Seped) para promover o contato da população com esportes olímpicos e paralímpicos.

Desde dezembro, foram realizadas três edições do projeto, em que os participantes tiveram a oportunidade de conhecer e praticar diversas modalidades, como rúgbi, róquei sobre grama, basquete em cadeira de rodas, canoagem, polo aquático, luta olímpica, judô, badminton, boxe, tênis de quadra, vôlei sentado, tênis de mesa, futebol de 5, goalball e atletismo adaptado.

Com informações da assessoria

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir