Dia a dia

Programa educacional da Polícia Militar forma dois mil estudantes nesta quinta-feira

Está marcado para esta quinta-feira (21), às 16h, o evento que registra oficialmente a conclusão da aplicação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), da Polícia Militar do Amazonas, em escolas das Zonas Leste e Norte de Manaus, que atendeu aproximadamente 2,3 mil crianças da rede municipal de ensino público, em duas semanas, em regime de mutirão. A formatura acontece na Escola Municipal Madre Tereza de Calcutá, no bairro Nova Conquista.

O programa educacional acontece regularmente em várias escolas do Amazonas, incluindo no interior do Estado, mas no formato semanal, no qual os policiais que o integram visitam as instituições durante pouco mais de um mês para concluir as aulas preventivas.

Dessa vez, em comum acordo entre comandantes de Companhias Interativas Comunitárias (CICOMs) e o setor de Atividades Complementares da Secretaria Municipal de Educação (Semed), foram indicadas escolas situadas em áreas de risco social e foi solicitado à coordenação do Proerd a realização de um mutirão para atendê-las. Isto é, ao invés de receber visitas semanalmente, as mesmas foram realizadas durante as semanas de 4 a 8 de julho e de 11 a 15 de julho.

Entre as localidades atendidas estiveram Parque das Garças, no Novo Aleixo (área da 27ª Cicom); Grande Vitória (4ª Cicom); Novo Reino 2, no Tancredo Neves (14ª Cicom); Alfredo Nascimento (13ª Cicom) – na primeira semana; Novo Reino 2 (14ª Cicom); Gilberto Mestrinho (4ª Cicom); Cidade de Deus (13ª Cicom) – na segunda semana. Ao todo, 18 policiais militares estiveram engajados na ação. Na primeira semana de mutirão, 1268 crianças foram atendidas; na segunda, 1059, perfazendo 2327 alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 4º ano) abrangidos.

As aulas do Proerd contemplam temas como atitudes seguras no lar; dicas de segurança fora de casa; como lidar com os próprios sentimentos, sobretudo a raiva; segurança pessoal; e como dizer não às drogas; entre outros. O Proerd acontece há 15 anos no Amazonas. Na formatura, estão previstas as presenças do coordenador do programa, tenente-coronel Audiney Oliveira Pinto e representantes da Semed e da Cicoms envolvidas.

Com informações da assessoria

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir