Sem categoria

Professores da UFAM realizam ato público em frente ao MPF nesta sexta

Nesta sexta-feira (28), a partir das 8h, integrantes do Comando Local Unificado de Greve (CLUG) dos docentes e técnicos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) vão realizar ato público em frente à sede do Ministério Público Federal do Amazonas (MPF-AM), localizado na avenida André Araújo, Zona Centro-Sul de Manaus.

A manifestação vai reunir ainda integrantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Superior do Amazonas (Sintesam), do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) e do Sindicato dos Médicos do Amazonas (Simeam).

Na ocasião, a diretoria da Associação dos Docentes da Ufam (ADUA) vai protocolizar documento com uma série de denúncias contra a Reitoria da Ufam. Entre os pontos apresentados, destacam-se a perda de autonomia da universidade, sinalizada pela sentença que proíbe o Conselho Universitário (Consuni) de deliberar sobre o calendário acadêmico; a confusão gerada pela manutenção do calendário acadêmico após a deflagração de greve; e a falta de transparência na divulgação dos impactos, a nível institucional, dos cortes orçamentários do governo federal na educação.

Todos esses elementos, na avaliação do CLUG, intensificam o estado de precarização da instituição, alimentado pelo governo federal, e de caos acadêmico e administrativo na universidade, instalado após a proibição da instância máxima da Ufam – o Conselho Universitário – de deliberar sobre seu destino, situação contra a qual luta o movimento paredista dos docentes e técnicos.

Com informações da assessoria de comunicação

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir