Economia

Produção industrial no AM registra nova queda

Indústria amazonense teve retração de 20,6% em relação ao mesmo período do ano passado - foto-arquivo/ABr

Indústria amazonense teve retração de 20,6% em relação ao mesmo período do ano passado – foto-arquivo/ABr

A exemplo dos meses anteriores, a indústria do Amazonas registrou nova queda no último mês de outubro. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pelo quinto mês em baixa, a indústria amazonense teve retração de 20,6% em relação ao mesmo período do ano passado.

Os dados, ajustados sazonalmente, foram pesquisados pelo IBGE em 14 Estados. Das indústrias que compõem a lista, dez apresentaram queda e apontaram que a média de diminuição na produção a nível nacional foi de -7,8%.

De acordo com o instituto, o Amazonas encabeçou a lista das seis indústrias com os maiores recuos no período que compreende janeiro a outubro de 2015.

Com queda de 15,1%, o Amazonas foi seguido por Rio Grande do Sul (-11,8%), São Paulo (-10,5%), Ceará (-9,4%), Paraná (-8,5%) e Santa Catarina (-8,0%).

No Polo Industrial de Manaus (PIM), a maior baixa foi no setor de informática, produtos eletrônicos e ópticos (televisores, computadores, gravador ou reprodutor de sinais de áudio e vídeo – DVD, home theater e semelhantes, telefones celulares, receptor-decodificador de sinais de vídeo codificados, rádios e monitores de vídeo para computadores), com -37,5%.

Apesar do intenso declínio na fabricação destes produtos no PIM, o setor de bebidas teve o indicativo positivo de 12,8%.

No mesmo período do ano passado, a produção de preparações em xarope para a elaboração de bebidas para fins industriais apresentou -4,6%.

Por Cecília Siqueira

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir