Economia

Procon-AM lançará aplicativo para identificação de postos de combustível com menor preço na capital

Um aplicativo para smartphone será disponibilizado no ano que vem pela Secretaria Executiva de Proteção e Orientação ao Consumidor (Procon-AM) para que o consumidor possa consultar quais postos de gasolina estão vendendo o combustível com o menor preço.

De acordo com a secretária executiva do órgão, Rosely Fernandes, o aplicativo está sendo desenvolvido para evitar que os consumidores paguem caro nos estabelecimento e possam ter a opção do melhor local para comprar.

Rosely explicou que o órgão continua trabalhando para evitar que o preço da gasolina suba sem explicação e aviso prévio por parte dos empresários. Por isso, uma reunião com os órgãos de defesa do consumidor está agendada para às 17h30 desta quinta-feira (3), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Amazonas (OAB/AM), na avenida Humberto Calderaro Filho, bairro Adrianópolis, Zona Centro-Sul, onde serão discutida as ações para evitar novos aumentos surpresa.
“Em relação ao combustível, nós estamos com um grupo de força-tarefa de nove intuições ligadas a defesa do consumidor e começamos a fazer estudos relacionamos a essa questão do aumento do combustível no nosso estado. O que  temos a dizer é que existe  uma economia livre no mercado, porém, todo aumento tem que ser justificado e informado à população, o que atualmente não está acontecendo”, disse.

É com base nisso que estamos tomando as devidas providências. Estamos sendo cautelosos, fazendo um estudo e ouvindo as instituições para que a gente possa tomar as devidas providências, seja por meio de um Termo Ajustamento de Conduta (TAC), ou seja por meio de uma ação civil pública. O que a gente não pode é ficar de braços cruzados esperando com que o segmento de combustível, na calada da noite, aumente o valor do mesmo, sem informar a população e sem justificar”, disse.
Segundo a secretária executiva, a fiscalização do órgão também vai se estender para os centros comerciais e para os shoppings da capital, devido as festas de fim de ano, quando o consumidor costuma gastar mais com presentes.
Sistema de Agendamento

Na manhã desta terça-feira (1°), o Procon-AM passou a disponibilizar o serviço de agendamento de atendimento ao consumidor. Agora, o consumidor vai poder agendar através da internet o serviço que vai ser realizado todos as sextas-feiras, no horário das 8h às 14h. “O nosso sistema de agendamento é mais um ítem de serviços prestados à população do Procon-AM. A partir de hoje, o consumidor vai poder agendar seu atendimento de forma rápida e eficiente. Esse é mais um Plus de serviços, além do itinerante, das escolas, Pacs e pesquisas, que estamos levando para o nosso estado”, destacou.

Por Michele Freitas

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