Sem categoria

Procissão de Corpus Christi reúne mais de 30 mil fiéis em Manaus

 A festa de Corpus-Christi reuniu mais de 30 mil pessoas - foto: Josemar Antunes

A festa de Corpus-Christi reuniu mais de 30 mil pessoas – foto: Josemar Antunes

Com o tema ‘Repartir o Pão’, mais de 30 mil fiéis participaram da procissão de Corpus Christi, na tarde desta quinta-feira (4), promovida pela Arquidiocese de Manaus, por meio da Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição.

O Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sérgio Castriani, presidiu a Celebração Eucarística de Corpus Christi na Praça do Congresso com a missa campal, onde fiéis se concentraram, emocionados, com cânticos de adoração e em seguida ouviram as explicações do significado do evento católico. Durante a celebração, o arcebispo relembrou o evento eucarístico de 1975, realizado pela Igreja Católica no evento nacional na capital amazonense.

“A Eucaristia está sempre dentro da igreja, como ponto principal a missa do sacramento fundamental que nos lembram da memória e morte de Cristo para a salvação e redenção dos pecados – como sinal pão e vinho consagrado. hoje estamos nas ruas para dar testemunhas da nossa fé e ao mesmo tempo nos comprometermos a viver em Eucaristia e compartilhar em comunhão”, explicou o arcebispo.

Conforme o pároco da catedral, padre Charles Cunha, o evento católico é um marco para a igreja, no qual o cristão é convidado a manifestar publicamente a sua fé na presença de Jesus na Santa Eucaristia. “Nós vamos às ruas para dizer que Jesus Cristo está conosco e vivo sempre”, disse.

O pároco explicou que houve alteração na programação deste ano, em que a missa ocorreu primeiro, seguida da procissão e por fim, com a adoração da bênção do Santíssimo Sacramento.

Após a missa, os fiéis seguiram em procissão pelas ruas Ramos Ferreira, Luiz Antony, 10 de Julho, e as avenidas Eduardo Ribeiro e Sete de Setembro, local final para adoração da bênção do Santíssimo Sacramento como terceiro momento da liturgia da igreja católica.

Para as aposentadas Valneide Souza da Silva e Edinair Louzada, ambas com 68 anos, a emoção  foi grande  com a alegria  de participar da data importante da igreja católica. “Aclamar Jesus é a forma de evangelizar o corpo e sangue do Senhor que veio para nos salvar”, justificaram as fiéis.

De acordo com o tenente da Polícia Militar, Bruno Batista, o início da celebração estimava-se em torno de 30 mil pessoas, mas poderia aumentar com a chegada de mais fiéis que iriam prestigiar toda a cerimônia católica.

Além da Polícia Militar, agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estiveram na Festa cristã para apoio.

Corpus Christi

O evento da Igreja Católica Corpo de Cristo em latim – celebra o ministério da Eucaristia – o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A festa católica acontece logo após 60 dias do domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa, quando Jesus institui o sacramento da Eucaristia. Durante a última ceia, Jesus mandou seus apóstolos celebrarem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho, que se transformariam em seu corpo e sangue.

Por Josemar Antunes (EM TEMPO Online)

 

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir