Mundo

Príncipe Charles e líder de antigo braço político do IRA se encontram na Irlanda

No primeiro dia da viagem que faz à República da Irlanda, o príncipe Charles encontrou-se nesta terça (19) com Gerry Adams, líder do partido republicano Sinn Fein, antigo braço político do grupo separatista do Exército Republicano Irlandês (IRA).

O encontro, na Universidade Nacional da Irlanda, em Galway, foi o primeiro entre o líder do partido e um membro da família real britânica.

Segundo Adams, os dois expressaram pesar pelo que se passou desde 1968 na Irlanda do Norte.

Em outubro daquele ano, iniciaram-se os conflitos entre protestantes e católicos depois que a polícia reprimiu uma manifestação dos católicos em Derry, no norte da Irlanda do Norte, por mais direitos civis.

“Concordamos com que a realização desse encontro seria algo importante”, afirmou Adams.

Nesta quarta (20), o herdeiro do trono britânico visitará Mullaghmore, na República da Irlanda, onde o lorde Mounbatten, alto membro da família real e tio de Charles, foi assassinado em 1979 pelo IRA.

O grupo irlandês colocou uma bomba no iate do lorde, matando, além dele, dois parentes seus e um garoto que cuidava da manutenção do barco.

Em importância simbólica, o cumprimento entre o príncipe Charles e Adams perde apenas para o encontro entre a rainha Elizabeth 2ª e o antigo líder do IRA Martin McGuinness em 2012, em Belfast, capital da Irlanda do Norte.

Por Folhapress

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir