Eleições 2016

Primeiro debate entre os candidatos acontece na segunda-feira, na Band

Debate-Band-2012-ArquivoEmTempo

Debate na Band inicia a série de apresentações de propostas e embates entre os candidatos – foto: Arquivo Em Tempo

A estreia dos candidatos a prefeito de Manaus nos debates televisivos acontecerá na próxima segunda-feira, na emissora Band Cidade, da Rede Bandeirantes de Comunicação. O debate será dividido em cinco blocos, sendo o primeiro e o último destinados às considerações iniciais e finais, de dois minutos para cada candidato. Os blocos 2, 3 e 4 serão utilizados para perguntas e respostas entre os candidatos e questionamentos dos jornalistas da emissora.

Para esse debate, tanto a emissora quanto os representantes dos nove candidatos se reuniram na última segunda-feira (15) para discutirem as regras da transmissão ao vivo. “Nós iremos seguir a Legislação Eleitoral, que determina que os candidatos aptos a participar do debate sejam aqueles que têm mais de nove deputados federais com assento na Câmara dos Deputados. Seguindo esses critérios, dois dos nove candidatos estão de fora deste primeiro debate – o Professor Queiroz e Luiz Castro, já que seus partidos, o Psol e a Rede, possuem pouca representatividade na Câmara Federal.

Para compensar essas ausências, ambos serão entrevistados ao vivo no telejornal da emissora nas edições de terça-feira (23) e quarta-feira (24), com dez minutos de duração para cada um, em que terão a oportunidade de apresentar suas propostas aos telespectadores, conforme explicou a editora-chefe da Band, Rosimara Silva.

O debate terá duração de duas horas e será mediado pelo apresentador da Bandeirantes de São Paulo, o jornalista Otávio Ceschi Júnior. Quanto a pedidos de direitos de respostas por candidatos que, por ventura, se sentirem ofendidos no momento do debate, caberá à equipe da emissora local analisar se os concedem ou não. Em caso positivo, o candidato ofendido terá um minuto para se defender. Conforme a produção do debate, o candidato não pode levar documento para o estúdio, apenas folha em branco e caneta.

As regras para o debate são estabelecidas exclusivamente em conjunto entre os candidatos e a empresa de comunicação. Apesar não haver uma ingerência direta da Justiça Eleitoral nesses eventos, é necessário que seja dada a ciência sobre o acontecimento para a Justiça. Nos debates, é assegurada a participação do candidato que tiver mais de nove parlamentares na Câmara dos Deputados e facultada aos demais, sob a lei nº 9.504/97.

Cronograma

Afiliada da Record em Manaus, a TV A Crítica vai realizar dois debates, conforme a diretora da programação da emissora, Gisele São Thiago. O primeiro acontece dia 11 de setembro, às 20h, dentro da grade regional de programação, e o segundo, dia 25 do mesmo mês, dentro da programação em rede, pois nesse dia todas as afiliadas da emissora no país irão realizar seus respectivos debates.

No dia 27 de setembro, será a vez de a TV EM TEMPO, que integra o Grupo Raman Neves de Comunicação, realizar o seu debate eleitoral entre os candidatos. As regras e o número de participantes ainda serão definidos entre a emissora e os representantes dos candidatos.

Fechando o ciclo de debates, a TV Amazonas, afiliada da Rede Globo, realiza debate no dia 29 de setembro, data em que encerra o horário gratuito em cadeia de rádio e televisão. Horário, regras e número de participantes ainda serão definidos em posterior reunião com os envolvidos, segundo informou a diretora de jornalismo, Ercilene Oliveira.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir