Mundo

Presidente da Venezuela admite reduzir mandato do Parlamento

Em seu discurso, transmitido pelo canal estatal Venezuelana de Televisão (VTV), Maduro acusou mais uma vez a oposição de pretender - foto: divulgação

Em seu discurso, transmitido pelo canal estatal Venezuelana de Televisão (VTV), Maduro acusou mais uma vez a oposição de pretender – foto: divulgação

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, admitiu nessa quinta-feira (7) que vai avaliar a possibilidade de reduzir a duração do mandato do Parlamento, onde a oposição tem maioria, se os deputados insistirem em diminuir o mandato presidencial.

“Vou avaliar com absoluta seriedade e prometo ao país que se vejo que há uma possibilidade para despejar os caminhos do golpismo e do uso da Assembleia Nacional, eu mesmo vou ativar [uma alteração da Constituição], se o povo me acompanhar”, disse Maduro.

O presidente venezuelano falou durante encontro com simpatizantes do governo, que promoveram ontem uma marcha contra a Lei de Anistia aprovada pelo Parlamento e recolheram assinaturas para pedir a sua anulação.
Saiba Mais

No dia 8 de março, a aliança Mesa de Unidade Democrática anunciou o lançamento do processo para a realização de um referendo de revogação do mandato presidencial de Maduro.

“Afastar Maduro é um passo, o nosso objetivo é construir uma Venezuela unida”, afirmou o secretário executivo da aliança, Jesus Chuo Torrealba, acrescentando que a oposição vai avançar ainda com uma reforma constitucional para reduzir a duração do mandato presidencial de seis para quatro anos.

Segundo a oposição, antes do referendo sobre a revogação do mandato presidencial, será aprovada uma “lei de referendos” para “impedir o bloqueio ou a demora nesse mecanismo constitucional, que é um direito do cidadão”.

A oposição pretende eleger um novo presidente até o fim deste ano.

Por Agência Brasil

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2016 EM TEMPO Online. Todos Os Direitos Reservados.

Subir