Mundo

Premiê indiano faz visita surpresa ao Paquistão, a primeira em 11 anos

A visita surpresa ocorreu quando Modi voltava de uma viagem ao Afeganistão - foto: divulgação/Agência Reuter

A visita surpresa ocorreu quando Modi voltava de uma viagem ao Afeganistão – foto: divulgação/Agência Reuter

Na primeira visita de um premiê indiano ao Paquistão desde 2004, Narendra Modi desembarcou em Lahore nesta sexta-feira (25) e foi recebido pelo colega paquistanês, Nawaz Sharif.

A visita surpresa ocorreu quando Modi voltava de uma viagem ao Afeganistão e coincide com o aniversário de 66 anos de Sharif e o casamento de sua neta.
O movimento é visto como um sinal de uma possível tentativa de aproximação entre os dois vizinhos nucleares.

Desde que ficaram independentes da Grã-Bretanha em 1947, Índia e Paquistão já travaram três guerras, duas delas pela Caxemira, região do Himalaia disputada pelos dois países.

A tensão entre os vizinhos se manteve nos últimos anos, mas a relação aparentemente tem começado a melhorar. Modi e Sharif já haviam conversado rapidamente durante a cúpula do clima em Paris, no início do mês.

A segurança foi reforçada no aeroporto de Lahore (próxima à fronteira entre os dois países) pouco antes da chegada de Modi. No começo do dia, o porta-voz da chancelaria paquistanesa, Qazi Khalilullah, disse que a Índia havia informado o Paquistão sobre a visita apenas na sexta-feira.

A residência de Sharif já estava toda decorada para a recepção do casamento de sua neta quando Modi chegou junto com o premiê paquistanês. Mais tarde, foram divulgadas imagens dos dois líderes sentados juntos em uma sala num clima relaxado.

“Eu acho que o encontro vai desempenhar um papel significativo na melhoria das relações entre os dois arquirrivais do sul da Ásia”, disse Amanullah Memon, professor de relações internacionais na Universidade de Preston em Islamabad, à Associated Press.

Por Folhapress

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir