Dia a dia

Prefeitura realiza cadastro de 2,9 mil famílias na terceira fase da SOS Enchentes

Começa no próximo dia 11 a terceira fase da Operação SOS Enchente 2015, que visa amenizar os impactos da cheia do rio Negro às famílias moradoras da orla da cidade. Nesta fase, serão cadastradas 2, 9 mil famílias pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), que fará a avaliação socioeconômica das famílias para acesso ao aluguel social, a cestas básicas e à água potável.

Além do cadastro, a ação coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM) e Defesa Civil de Manaus, será acompanhada por agentes ambientais que vão orientar as famílias sobre o descarte correto do lixo. Nesta época, com a cheia do rio, muitos resíduos se acumulam próximo às casas.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) também participará da ação, atendendo as pessoas e orientando sobre as doenças e os cuidados necessários para que se evite o contato com a água que se acumula nas ruas. A Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) também participa da ação, retirando o lixo do entorno da orla.

A cota do rio nesta segunda-feira (4), de acordo com dados divulgados pelo Porto de Manaus, alcançou o nível de 28,28m, nove centímetros acima do registrado na mesma data no ano passado. O segundo alerta do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), divulgado no último dia 30, prevê que o rio Negro ultrapasse a cota de emergência e atinja até 29,62m em junho. Quinze bairros de Manaus devem ser afetados.

Para amenizar os transtornos e garantir às famílias a locomoção, a prefeitura já construiu por meio da Defesa Civil e Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), 20 pontes de acesso em cinco bairros de Manaus. Mais 17 bairros receberão as estruturas, totalizando 3.143 metros.

Com informações da assessoria

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir