Dia a dia

Prefeitura realiza ações de conscientização sobre o lixo

Em outra frente do trabalho de conscientização, o grupo Garis da Alegria leva orientações sobre os cuidados com o lixo para os usuários do Terminal 04, no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste – foto: D’Castro/Semulsp

O trabalho de conscientização da Prefeitura de Manaus voltou às ruas e às conversações diretas com a população, contando com as equipes de sensibilização do esquema porta a porta e os Garis da Alegria. Coordenados pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), os grupos atuam, nesta terça-feira (10), nos bairros Nossa Senhora das Graças, na Zona Centro-Sul, Campo Dourado, na Zona Norte, e no Terminal 4 (T4), Zona Leste.

As equipes, disponibilizadas pelas empresas concessionárias da coleta domiciliar, Tumpex e Marquise, iniciaram roteiro pelas ruas do conjunto Vieiralves, Bairro Nossa Senhora das Graças, reforçando o trabalho da coleta seletiva no local, e pela Travessa 35, no Campo Dourado.

“A abordagem é sempre focada nas orientações à população sobre como ela pode cuidar melhor do seu lixo e não deixar que se espalhe pelas ruas. Os agentes de conscientização também informam os horários de passagem dos coletores no local, o que ajuda o cidadão a pôr o lixo para fora em horários próximos aos da passagem do carro”, explicou Laurimar Costa, presidente da Comissão Especial de Divulgação e Orientação da Política de Limpeza Pública (Cedolp) da Semulsp.

Ao todo, 20 agentes de conscientização percorrem os bairros, atentando ainda, para comércios que atuem no local. “Uma de nossas preocupações é combater as lixeiras viciadas. A presença de comércios, rip-raps e becos aumentam as chances de haver pontos de acúmulo de lixo e isso atrai pragas e prejudica a saúde da comunidade, além de dificultar o trabalho da limpeza pública”, explicou o secretário da Semulsp, Paulo Farias.

Garis da Alegria

Em outra frente do trabalho de conscientização, o grupo Garis da Alegria leva orientações sobre os cuidados com o lixo para os usuários do Terminal 04, no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste. “A ideia é falar sobre os deveres e obrigações do cidadão para com o lixo, mas isso com muito humor e brincadeira. As músicas e coreografias do grupo sempre conseguem alegrar a população, principalmente as crianças”, comentou Allan Nascimento, conhecido como o ‘gari cantor’ da Semulsp.

Com informações da assessoria

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top