Dia a dia

Prefeitura diz que ‘Zika Zero’ supera em mais de 13% a meta de domicílios visitados em Manaus

A ação envolveu mais de 11 mil pessoas – foto: divulgação

A ação envolveu mais de 11 mil pessoas – foto: divulgação

A prefeitura de Manaus divulgou que o resultado final do Dia de Mobilização Zika Zero, em Manaus, ocorrido neste sábado (13), superou meta estabelecida, com 113,45%. Foram vistoriados 82.611 imóveis pelas equipes formadas por profissionais de saúde do município e Estado, Forças Armadas e voluntários, superando em mais de 10 mil o número de visitas.

A operação identificou mais de 72.417 criadouros que foram eliminados ou tratados, de acordo com a situação e necessidade. As visitas foram realizadas em 43 bairros da cidade.

“Isso já é uma rotina em nossos trabalhos de prevenção. Tem sido assim nas campanhas de vacinação, no combate à Dengue e não haveria de ser diferente na guerra contra a Zika, que é tão vital para nós. Quero parabenizar o governador José Melo, as Forças Armadas e, principalmente, nossos servidores tão dedicados e a sociedade que está aderindo a esse trabalho de preservação da vida humana”, disse o prefeito Arthur Virgílio Neto.

A ação, coordenada pelo município por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), envolveu mais de 11 mil pessoas, sendo 862 voluntários, 4.208 profissionais de saúde e 6.150 militares do Exército, Marinha e Aeronáutica. Todas as secretarias municipais estão envolvidas nas ações.

“Foi um trabalho realizado com o envolvimento de todos e muito planejamento. E vamos continuar no combate ao Aedes contando com a ajuda importantíssima da população”, disse o secretário municipal de Saúde, Homero de Mirando Leão Neto, que acompanhou durante todo o dia e parte da noite, as atividades das equipes nas ruas e o fechamentos dos relatórios no Centro Integrado de Operações Conjuntas em Saúde (Ciocs).

O Dia de Mobilização ‘Zika Zero’ foi uma ação nacional de combate ao mosquito Aedes Aegypti, responsável por transmitir quatro sorotipos de Dengue e também a Febre Chikungunya e o Zika Vírus. O trabalho de visita aos imóveis se estenderão do dia 15 ao dia 18, também com a participação das Forças Armadas.

Visa Manaus
As equipes da Vigilância Sanitária de Manaus voltaram a 10 estabelecimentos comerciais que já haviam sido fiscalizados e constatou que apenas um deles havia eliminado a irregularidade. Dois estão em processo de eliminação e em sete deles a infração ainda permanece. Estes receberão nova multa e, por se tratar de reincidência, os valores são dobrados. O Código de Posturas do Município prevê multas que variam de 10 a 400 Unidades Fiscais do Município (UFMs), valores que vão de R$ 927 a R$ 37 mil.

Outras ações
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade participa das ações integradas de combate ao Aedes aegypti com orientação sobre tempo de decomposição de resíduos na natureza e ações de fiscalização em terrenos baldios. Turmas de brigadistas foram formadas para combater o mosquito nas unidades de conservação municipais.

O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) mantém um efetivo de 95 agentes de trânsito que atuarão na identificação de veículos abandonados que possam servir como criadouro do mosquito. De acordo com a ocorrência, poderá ser feita remoção ao parqueamento ou contato com o proprietário para a retirada do veículo. As equipes atuam em oito bases estratégicas para facilitar o deslocamento e execução das ações.

Na próxima sexta-feira, 19, as 494 unidades educacionais, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participarão do Dia D Combate ao Aedes Aegypti. O objetivo é sensibilizar toda a comunidade escolar e envolvê-los em atividades socioeducativas voltadas para a prevenção da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, transmitidos pelo mosquito.

Com informações da assessoria

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir