Esportes

Prefeitura divulga plano para jogos da Olimpíada

Entre os condutores que revezarão a honra de carregar a chama olímpica estão Maria Esther Bueno, a maior tenista brasileira de todos os tempos e o nadador Gustavo Borges -foto: divulgação

Em caso de dúvidas, os interessados podem ligar para o 118, número do SAC do SMTU ou o 08000921188, número do Plantão Trânsito, do Manaustrans -foto: divulgação

A prefeitura de Manaus anunciou na tarde de ontem os planos de trânsito e transporte para o período das Olimpíadas 2016, quando Manaus receberá seis jogos do torneio de futebol. Consideradas um sucesso, muitas das alterações logísticas utilizadas quando a capital do Estado sediou quatro jogos na Copa do Mundo FIFA 2014 serão repetidas.


Um dos itens mais elogiados foi a utilização do transporte coletivo como principal meio de acesso a Arena da Amazônia. Assim, serão disponibilizadas novamente linhas estratégicas pontos estratégicos como o centro, Praça da Saudade, Aeroporto Eduardo Gomes e a praia da Ponta Negra aos arredores do estádio. Haverá veículos de condução para portadores de necessidades especiais em locais com maior dificuldade de locomoção para os usuários. O diretor de transportes urbanos da Secretaria Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Thiago Balbi de Lima, afirmou que algumas linhas foram desativadas por baixa demanda. “Outras, para as quais existe demanda maior, ficaram”, explicou.

O trânsito de algumas das principais ruas do entorno do estádio também sofrerão mudanças. Serão três intervenções em dias de jogos. A primeira acontece às 10h, com a interdição da Loris Cordovil e da Pedro Teixeira, seguida de uma varredura completa nas duas vias feita pelas polícia civil e a federal. A segunda interdição acontece as 12h, quando o trânsito da Constantino Nery será interrompido. Por último, às 14h, será interrompido parcialmente o trânsito da avenida Djalma Batista, exceto para as linhas de ônibus com acesso à Arena. Os moradores do entorno do estádio terão acesso às suas casas por meio de um cadastramento prévio já realizado pela prefeitura. Eles poderão utilizar a avenida Torquato Tapajós.

Os que pretendem ir de carro até os jogos devem ficar atentos. As reclamações dos moradores do conjunto Eldorado, zona Centro-sul da cidade no último jogo entre Flamengo e Vasco, pelas semifinais do Campeonato Estadual do Rio fizeram o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) aumentar a fiscalização sobre o local.

Na ocasião, muitos torcedores estacionaram seus carros nas ruas do condomínio, causando transtornos e dificuldades de circulação entre os moradores. Outros lugares também utilizados como estacionamento improvisado, como o viaduto Ayrton Senna e o passeio do Bindá, também terão acesso proibido.

Em caso de dúvidas, os interessados podem ligar para o 118, número do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do SMTU ou o 08000921188, número do Plantão Trânsito, do Manaustrans.

Por Fred Santana

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir