Sem categoria

Prefeitura de Parintins assume organização do Festival Folclórico 2016 e articula recursos para o evento

Mesmo sem os repasses do Estado, dirigentes dos bumbás afirmam que festival deste ano será realizado - foto: Ione Moreno

A retomada do Festival Folclórico acontece 28 anos após o governo do Amazonas atuar como grande promotor da festa – foto: Ione Moreno

Com a saída do governo do Estado da organização, logística e sem o repasse de recursos por conta da crise financeira, a prefeitura de Parintins voltará a ser a realizadora do Festival Folclórico, que coloca na arena a tradição cultural dos bumbás Garantido e Caprichoso. A confirmação foi feita nesta quinta-feira (2), pelo prefeito de Parintins, Alexandre da Carbrás, em entrevista às rádios do município.

A retomada do Festival Folclórico acontece 28 anos após o governo do Amazonas atuar como grande promotor da festa. “Quero tranquilizar Garantido e Caprichoso, a população de Parintins, as pessoas que torcem por Parintins, os turistas e visitantes, com a certeza que nosso festival vai acontecer, sem qualquer dúvida”, destacou.

O prefeito disse que as reuniões em Brasília começaram a apresentar resultados. A primeira sinalização positiva veio do Ministério do Turismo, onde o prefeito esteve na terça-feira, 31, falando com o ministro Henrique Eduardo Alves sobre a necessidade de investimento no maior evento folclórico do Norte do País.

“Antes da minha viagem para São Paulo na noite do dia 1º, recebi uma ligação do ministério confirmando que o governo Federal irá investir no nosso festival. Não detalharam valores, mas é uma notícia que nos alegra muito, diante das dificuldades”, disse. Nesta sexta-feira (3), mais informações serão confirmadas junto à pasta do Turismo.

“Além do apoio do ministro Henrique Eduardo Alves, tivemos a confirmação de sua vinda para nossa festa. É um evento que está no calendário nacional e desde o início de nossa conversa, ele se colocou à disposição nesse esforço pela nossa tradição. Estamos fazendo nossa parte”, afirmou Carbrás.

Em São Paulo, o prefeito recebeu informações sobre os patrocinadores que hoje já estão com os bumbás junto à Maná Produções. Ele informou que na capital paulista terá encontros com representantes de duas grandes empresas interessadas em estar em Parintins como apoiadoras. “Com a união de todos, com os bumbás, com a população, podemos dizer, com toda firmeza, que teremos um grande evento”, enfatizou.

Ainda nesta quinta, o prefeito autorizou a Secretaria Municipal de Cultura a protocolar junto ao governo do Estado uma solicitação de disponibilidade do Bumbódromo do dia 13 ao dia 30 de junho para realizar a organização do espaço visando as noites de apresentação. “Pela parte da prefeitura, temos feito todo o possível para fazer desta edição 2016 um evento inesquecível”, salientou.

Estado

Outra providência é a reformulação das comissões do festival, que será tocada pela Prefeitura de Parintins e os bois Garantido e Caprichoso. “Estou em contato com os presidentes e os bumbás pediram da prefeitura a intervenção na realização da festa”.
Quanto a atuação do governo do Estado em quase três décadas, Alexandre da Carbrás destacou o papel fundamental para o crescimento do evento. “Se não fosse o Estado, o festival não teria o tamanho que tem hoje. Não teríamos o Bumbódromo, Liceu de Artes, a visibilidade internacional e muitas outras ações que se devem também ao apoio do Governo”, lembrou.
Com informações da assessoria

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir