Política

Prefeitos do AM se reúnem com senadora em busca de recursos e obras

A senadora Sandra Braga (PMDB) recebeu a visita dos prefeitos dos municípios de Itapiranga, Tabatinga, Japurá, Atalaia do Norte, Canutama e Santa Isabel do Rio Negro, além do vice-prefeito de Borba - foto: divulgação

A senadora Sandra Braga (PMDB) recebeu a visita dos prefeitos dos municípios de Itapiranga, Tabatinga, Japurá, Atalaia do Norte, Canutama e Santa Isabel do Rio Negro, além do vice-prefeito de Borba – foto: divulgação

Liberação de recursos de emenda parlamentar e apoio para obter financiamento federal para obras nos municípios foram algumas das principais demandas apresentadas por prefeitos do interior do Amazonas à senadora Sandra Braga (PMDB/AM). A parlamentar recebeu, nesta terça-feira (26), a visita dos prefeitos de Itapiranga, Tabatinga, Japurá, Atalaia do Norte, Canutama e Santa Isabel do Rio Negro, além do vice-prefeito de Borba.

O chefe do executivo municipal de Itapiranga, Nadiel do Nascimento, solicitou a intervenção da senadora para a liberação de recursos do Ministério das Cidades para investimento na pavimentação das ruas da cidade. A parlamentar informou que recebeu a garantia do ministério de que a liberação de pelos um terço dos recursos de uma emenda parlamentar do então senador Eduardo Braga, e que já tem projeto aprovado, ocorrerá na próxima semana.

“Apesar do contingenciamento do orçamento da União e de sabermos que está difícil conseguir a liberação de recursos, nós não nos acomodaremos e vamos correr atrás do que for possível ser financiado neste ano”, disse Sandra Braga ao prefeito.

Também solicitaram apoio para o financiamento de obras de pavimentação de ruas os prefeitos de Tabatinga, Japurá e Atalaia do Norte. Eles disseram que as prefeituras não têm recursos para investir nessas obras. Sandra Braga sugeriu aos prefeitos que encaminhem projetos ao governo federal detalhando a demanda. Ela colocou o gabinete em Brasília à disposição dos municípios para assessorar a elaboração dos documentos.

“Sabemos que o governo federal está segurando gastos, mas acredito que, se a prefeitura se antecipar e apresentar projeto, pode conseguir algum financiamento. E é preciso elaborar esse projeto com bastante cuidado, dentro dos critérios do governo federal. Meu papel como parlamentar será bater nas portas do ministério responsável e mostrar a importância das obras para o município”, explicou a senadora aos prefeitos Raimundo Caldas (Tabatinga), Raimundo Guedes (Japurá) e Nonato Tenazor (Atalaia do Norte).

Aterro Sanitário

O vice-prefeito de Borba, Rosinaldo Moreira, disse que precisa de apoio para conseguir recursos para a construção do aterro sanitário da cidade. Ele também pediu ajuda para a liberação de recursos para a finalização da construção de um ginásio poliesportivo na cidade, resultado de emenda parlamentar do então senador e atual ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga.

Apoio na liberação de recursos para construção de quadra poliesportiva também foi a demanda apresentada pelo prefeito de Santa Isabel do Rio Negro, Arailton do Nascimento, o Careca.

Aeroporto

Na reunião com a senadora Sandra Braga, o prefeito de Canutama, João Amorim, pediu a intervenção da parlamentar junto à Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) para incluir o município no Plano Nacional de Aviação de Regional, que vai beneficiar 25 cidades do Amazonas.

“Já conseguimos o mais difícil, que é a homologação da pista. Agora precisamos de apoio para a construção do aeroporto. Hoje a população só consegue sair da cidade por meio de transporte fluvial e um aeroporto é muito importante para o município”, disse o prefeito. Em resposta, a senadora Sandra Braga se comprometeu a levar o pedido ao ministro da SAC, Eliseu Padilha.

“Vamos conversar com o ministro, explicar a importância dessa demanda e verificar a possibilidade de Canutama também ser beneficiada com recursos do Plano Nacional de Aviação Regional”, reforçou.

 

Com informações da assessoria

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir