Sem categoria

Prefeito anuncia obras de revitalização da Matriz

A Praça da Matriz é um dos pontos restaurados com recursos do PAC Cidades Históricas - foto: divulgação

A Praça da Matriz é um dos pontos restaurados com recursos do PAC Cidades Históricas – foto: divulgação

O Prefeito de Manaus, Arthur Virgílio (PSDB), anunciou na tarde desta quarta-feira (1), no Palácio Rio Branco, Centro de Manaus, o início das obras do PAC das Cidades Históricas na cidade de Manaus, em que será revitalizado a Praça da Matriz e a restauração do Relógio, além da reestruturação da Praça Terreiro Aranha e Praça Adalberto Vale.

O PAC Cidades históricas está acontecendo em todas as capitais e é um programa em que o governo federal está investindo em torno de 32 milhões para a cidade de Manaus. Desse valor, 16 milhões começaram a ser investidos nas obras de revitalização da Praça da Matriz e do Relógio.

De acordo com o prefeito Artur Virgílio, os Projetos estão se encaminhando para um final feliz. ”Nós conseguimos, junto ao governo federal, o nosso pleito. Eu tenho sido muito duro com a presidente Dilma. Ela poderia ter sido uma parceira mais generosa com Manaus, mas agradeço que essas obras tenham sido autorizado por ela e pelo governo dela. Ela pode ficar segura que faremos o uso mais honesto, mais seguro desse recurso que possibilitara 4 obras importantes para a cidade de Manaus”, afirmou o prefeito de oposição ao governo federal.

Além das duas obras que começaram, outras como o entorno do Mercado Adolpho Lisboa, o Prédio do Corpo de Bombeiros, o Pavilhão Universal, a Praça D. Pedro II, o Hotel Cassina, a Biblioteca Municipal e Câmara Municipal, também serão reestruturados com o aval do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Para o diretor municipal do PAC das Cidades históricas, Antônio Nelson, já começaram as instalações dos tapumes, e a prospecção da Praça da Matriz para se identificar o pavimento que será utilizado.

“O PAC das cidades históricas, que hoje estamos lançando, já vai ser iniciado nos próximos dias. A gente já tem obras aprovadas e iniciamos o projeto. Internamos o projeto executivo junto ao IFAM, sendo ele aprovado podemos começar as outras etapas. Começamos a instalação dos canteiros, dos tapumes e começaremos pelo entorno da praça da Matriz e o restauro do Relógio Municipal”, afirmou o diretor.

Segundo Nelson, além dessas obras, já foram aprovadas e encaminhadas para iniciar, a Praça do Terreiro Aranha; a Praça Alberto Vale; o entorno do Mercado Adolfo Lisboa. Além desses, quatros processos já estão em fase final de aprovação e inicio de obras.

O prefeito Artur Virgílio falou ainda do projeto de ocupação do centro de Manaus, que era ocupado anteriormente por um grande número de camelôs.

“O centro da cidade de Manaus estava se transformando em um reduto de marginais, prostituição, esbórnia, de depredação do patrimônio histórico, de tudo isso.E nós, desde o primeiro dia de governo, começamos a ocupar o Palácio Rio Branco, é aqui que recebemos nossos convidados”.

Cidades Históricas

O PAC Cidades Históricas é uma ação do governo federal que visa a preservação do patrimônio histórico das capitais brasileiras.

Além dos recursos, foram destinados a mais 44 cidades de 20 Estados brasileiros. Outros R$ 300 milhões serão utilizados como linha de crédito para o financiamento de restauro e obras em imóveis privados localizados em áreas tombadas pelo patrimônio histórico. O Programa do governo federal envolve, em sua formulação e implementação, os Ministérios da Cultura e do Planejamento e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Por Stênio Urbano EM TEMPO

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir