Mundo

Pré-candidato democrata é punido por acesso irregular a dados de Hillary

senador Usa

Como punição, o Comitê Nacional Democrata (DNC, na sigla em inglês) vetou acesso futuro da campanha do senador à base de dados de eleitores em todo o país. – foto: divulgação

Às vésperas do último debate entre pré-candidatos democratas do ano, o senador Bernie Sanders -segundo colocado na corrida pela nomeação partidária- sofreu um revés com a revelação de que ao menos um membro de sua campanha bisbilhotou informações sobre eleitores da adversária Hillary Clinton, líder disparada da disputa.

Como punição, o Comitê Nacional Democrata (DNC, na sigla em inglês) vetou acesso futuro da campanha do senador à base de dados de eleitores em todo o país.

Sanders reagiu acusando o partido de tentar beneficiar a ex-secretária de Estado e o punir desproporcionalmente. A irregularidade foi possível devido a uma falha temporária da empresa que gerencia o banco de dados.

O chefe da campanha do senador, Jeff Weaver, disse em entrevista a jornalistas nesta sexta-feira (18) que havia demitido o diretor responsável pela área de dados e ameaçou.

“Anunciamos hoje que, se o DNC continuar a manter nossos dados como reféns e continuar a atacar o coração e a alma da base de nossa campanha, estaremos em um tribunal federal nesta tarde em busca de resposta imediata.”

A presidente do comitê, Debbie Schultz, disse que a campanha de Sanders acessou dados que sabia serem vetados e que o mesmo aconteceria caso a campanha de Hillary o fizesse.

“É como se você achasse a porta de uma casa aberta e decidisse entrar e levar algumas coisas que não lhe pertencessem”, comparou, em entrevista à rede CNN.

No sábado (19), os pré-candidatos democratas se enfrentarão em debate pela rede de televisão ABC News, às 23h (horário de Brasília).

Hillary lidera com 55,9% das intenções de voto, seguida por Sanders, com 30,7%, segundo a média das pesquisas contabilizada pelo site “Real Clear Politics”. O ex-governador de Maryland Martin O’Malley tem 3,1%.

 

Por Folhapress

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2016 EM TEMPO Online. Todos Os Direitos Reservados.

Subir