Sem categoria

Praciano sai do coma e tomografia descarta câncer

Quadro de saúde do parlamentar ainda continua grave   – foto: Ricardo Oliveira

Quadro de saúde do parlamentar ainda continua grave – foto: Ricardo Oliveira

Internado em como induzido, desde quarta-feira, 9,  em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), de Fortaleza, o  ex-deputado Federal Francisco Praciano (PT) está reagindo e seu quadro de saúde começa a melhorar. A boa notícia e que a  tomografia realizada na sexta-feira  mostrou que o diagnóstico da doença não é câncer – como se chegou a suspeitar –, mas  sim uma grande pneumonia agressiva. 

— O Intensivista que o está acompanhando o Praciano informou que a pressão continua estável e o  pulmão esquerdo já está bem melhor, oxigenando – informou Socorro Praciano, a Loló, mulher do ex-parlamentar. Na quinta-feira, 10, a própria Loló informara que Praciano teve uma parada cardíaca  e o rim havia parado de funcionar.

Nesta segunda-feira, 14, pela manhã, Loló mandou um wathsApp com a boa notícia. “Praciano acordou pela manhã!!!!! Tentou levantar tirar os tubos!! Fizeram sedação sem sono pra acalmar. Só posso falar com ele as 14:30. Quadro de melhora continua estável”.

O ex-deputado federal, que depois de ser derrotado nas eleições de 2014 para o Senado, retornou para o Ceará, sua terra natal, e estava morando numa cidade do interior, Itapipoca (135 quilômetros de Fortaleza). Aos amigos mais próximo, Praça, como é chamado em Manaus dizia que não tinha mais interesse em retornar à política, mas o presidente do PT no Amazonas, Valdemir Santana confirmou que já havia conversado com o ex-parlamentar para ele ser o candidato do partido na eleição para a prefeitura de Manaus, em 2016. “E ele ficou animado”, garantiu.

Pelo wathsApp, a mulher de Praciano tem mantido os amigos informados sobre os boletins médico com o estado de saúde do marido. No domingo, ela enviou mensagem pelo telefone de Praciano dizendo que, de acordo com os resultados da tomografia – feita em tempo reduzido pra voltar logo, portanto com prejuízo de nitidez – o contraste mostra que o quadro de choque séptico foi originado de pneumonia aguda e não de câncer.

— Foi observado a possibilidade de dois nódulos a serem investigados depois da alta da UTI. Também é real o prognóstico de recuperação dos pulmões, mesmo sequelados,  e dos rins voltarem a funcionar com cuidados com a diabete. Curva de melhora do estado geral continua surpreendente.

Diz ainda a mulher de Praciano que os médicos aproveitaram a tomografia pulmonar e fizeram  a cerebral para ver se houve alguma sequela. “Mas, Graças a Deus, e deu tudo ok. Ele já está mais reativo. Ou seja,  tendo reações por conta da ausência de sedação, mas ainda não acordou”.

Ontem pela  manhã, Loló mandou a mensagem mais otimista da semana: “Praciano acordou pela manhã!!!!! Tentou levantar tirar os tubos!! Fizeram sedação sem sono pra acalmar. Só posso falar com ele as 14:30. Quadro de melhora continua estável.

No final da mensagem, a esposa do petista faz um apelo aos amigos:

—  Continuemos a rezar e acreditar na plena recuperação do nosso Praciano. Agradeço o amor vindo de todos vocês. Loló.”

Mário Adolfo

 

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Subir